Torre “Walkie Talkie” de Rafael Viñoly é alvo de mais reclamações

Na esteira da controvérsia gerada por sua fachada curva, que faz convergir os raios de sol criando perigosos feixes de luz, o edifício 20 Fenchurch Street (apelidado de Walkie Talkie), de Rafael Viñoly, se tornou alvo de mais acusações - desta vez por aumentar a velocidade e força do vento em seus arredores e também por violar o projeto original de seu jardim público elevado, informou a imprensa local.

Empresas, funcionários e moradores da região enviaram várias reclamações em relação às rajadas de vento que começaram a ocorrer desde que a torre foi concluída, sugerindo que sua presença gerou um efeito de túnel de vento no nível da rua. No momento, a única solução para os vendedores ambulantes foi incluir um letreiro em seus carrinhos alertando de que eles podem simplesmente tombar e esmagar os clientes e pedestres. A Prefeitura de Londres está trabalhando para encontrar uma solução mais permanente e estuda, no momento, os efeitos do vento em possíveis novas propostas.

Sky Garden. Imagem © Flickr CC User Robert Pittman

Simultaneamente, as autoridades ordenaram ao paisagista responsável pelo jardim elevado do Walkie Talkie que sugira novas propostas após descobrirem que o projeto atual violou a proposta aprovada pela Prefeitura, informou o Architects' Journal. Entre as infrações está um restaurante que é maior que no projeto original, um terraço que nunca foi construído, escadas que não foram executadas e um segundo terraço maior que o especificado no desenho aprovado. Mudanças estão sendo consideradas, contudo, as alterações não poderão ser realizadas sem um aumento considerável nos custos e sua inviabilidade pode dificultar a aprovação.

Apesar de todas as críticas, "mais de 200 mil pessoas fizeram uma visita gratuita ao jardim do 20 Fenchurch Street desde que foi aberto ao público em janeiro", comentou um porta-voz do edifício. "Estamos muito contentes com a repercussão positiva que recebemos até o momento e esperamos receber muitos outros visitantes no futuro."

Via Web Urbanist, BD Online e Architects' Journal

Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "Torre “Walkie Talkie” de Rafael Viñoly é alvo de mais reclamações" [Rafael Viñoly's “Walkie Talkie” Tower in London Leveled with Even More Complaints] 09 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771445/torre-walkie-talkie-de-rafael-vinoly-e-alvo-de-mais-reclamacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.