"Aeriform Ecologies": Um arquivo atmosférico de subprodutos industriais

A poluição atmosférica em  regiões urbanizadas está rapidamente assumindo a vanguarda da discussão ambiental, com grandes cidades enfrentando sérios problemas de qualidade do ar. Nova Deli, Pequim, Los Angeles, Moscou e Karachi são algumas das cidades com os piores índices de poluição atmosférica do mundo, todas registrando níveis de partículas poluentes superiores ao máximo tolerado.

Conheça Aeriform Ecologies: An Atmospheric Archive for Industrial Effluvium. Concebido como um projeto acadêmico por Jennifer Ng, da University of Michigan, com orientação de Kathy Velikov, Aeriform Ecologies investiga as possibilidades dos subprodutos da indústria do petróleo ao propor uma rede de soluções para os "escoamentos espaciais" criados pela extração do combustível fóssil. Baseado em uma abordagem futurista que inclui uma rede de dirigíveis não tripulados que absorvem as emissões de gases, o projeto dilui as linhas entre ciência, tecnologia e arquitetura.

Explore o efervescente mundo de Aeriform Ecologies, a seguir.

Aeriform Ecologies: Um arquivo atmosférico de subprodutos industriais - Mais Imagens+ 36

Imagem © Jennifer Ng

Seriam os gases emitidos e os detritos de combustíveis fósseis componentes do produto final? Segundo Ng, sim. "Aeriform Ecologies observa os fluxos efluentes das atividades industriais relacionadas à extração de petróleo e energia fóssil, enxergando esses subprodutos gasosos como escoamentos espaciais e extensões dessas infraestruturas.

Repositórios 111oW em fachada. Imagem © Jennifer Ng

O processo começa com o uso de dirigíveis em áreas com alto índice de poluição atmosférica. Os dirigíveis, conhecidos como Scouts, servem como detectores de dióxido de carbono e metano e transmitem os dados para as "Colheitadeiras", um segundo tipo de dirigível que recolhe os gases oriundos do petróleo. Esses dirigíveis transformam, então, os gases coletados em sólidos através de um processo de modificação da cadeira de carbono.

Dados do Scout. Imagem © Jennifer Ng

O equipamento será construído na Antártica com materiais construtivos feitos a partir dos gases coletados e consistirá em uma combinação de "casulos" de estar e de pesquisa.

Imagem © Jennifer Ng

Ng busca, com o projeto, conscientizar as pessoas dos efeitos invisíveis da extração de petróleo ao mesmo tempo que propõe uma solução viável para o problema da poluição atmosférica.

Imagem © Jennifer Ng

Embora esteja fora dos parâmetros do papel tradicional da arquitetura, o ecossistema de Ng explora a responsabilidade dos arquitetos em um contexto mais amplo.

Imagem © Adam Smith

'Aeriform Ecologies: An Atmospheric Archive for Industrial Effluvium
ficará em exposição no Taubman College na University of Michigan até setembro deste ano. Saiba mais aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. ""Aeriform Ecologies": Um arquivo atmosférico de subprodutos industriais" [Aeriform Ecologies: An Atmospheric Archive for Industrial Effluvium] 08 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771379/aeriform-ecologies-an-atmospheric-archive-for-industrial-effluvium> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.