Em foco: Konstantin Melnikov

via melnikovhouse.org

Conhecido pelos projetos do Clube de Operários Rusakov e de sua própria casa, o arquiteto e pintor russo Konstantin Melnikov (3 de agosto de 1890 - 28 de novembro de 1974) apenas recentemente recebeu o reconhecimento que merecia. Rejeitado pelo establishment arquitetônico da União Soviética, terminou sua carreira na arquitetura apenas uma década após tê-la iniciado, retornando à pintura e deixando um legado de poucas obras concluídas.

Em foco: Konstantin Melnikov - Mais Imagens+ 9

Inicialmente formado tendo como base as ideologias e linguagens neoclássicas, a relação de Melnikov com o historicismo não durou muito. O jovem arquiteto logo se viu expandindo as fronteiras de uma vanguarda impulsionada pelo levante político e pela revolução cultural de Lenin.

Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris (1925) / Konstantin Melnikov. Imagem © Flickr user kitchener.lord

Seu primeiro grande projetos foi o Pavilhão Soviético para a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de Paris, no qual Melnikov inaugurou uma série de ideias que reaparecem em seus trabalhos posteriores: composição dinâmica de volumes, coberturas inclinadas e uma energia que parecia incorporar o ethos dos primórdios da sociedade soviética.

Svoboda Factory Club (1927-1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov
Clube de Operários Frunze (1927-1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov

Concluída em 1928, sua casa era algo sem precedentes na União Soviética (ou mesmo no resto do mundo). Composta por dois volumes cilíndricos de três pavimentos interseccionados que formam seis áreas entre as quais as funções da casa se dividem. O aspecto mais icônico do projeto é, certamente, a repetição de aberturas hexagonais.

Residência Melnikov (1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov
Residência Melnikov (1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov

Simultaneamente, o Clube de Operários Rusakov estava prestes a ser concluído. Hoje, o clube é o projeto público mais aclamado de Melnikov, considerado uma joia do Construtivismo Russo dos anos 1920.

Clube de Operários Rusakov (1927-1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov
Clube de Operários Rusakov (1927-1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov

Ao final daquela década, Moscou estava repleta de clubes operários projetados por Melnikov, como os de Burevestnik, Frunze, Kauchuk e Svoboda. Cada um desses projetos, únicos à sua maneira, compartilhavam de elementos circulares nas plantas e janelas, geometrias exageradas e arranjos volumétricos pouco comuns.

Garagem de Ônibus Bakhmetevsky (1926) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov
Garagem de Ônibus Bakhmetevsky (1926) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov
Garagem Gosplan (1936) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov

O fluxo de encomendas e o sucesso profissional de Melnikov terminou tão rapidamente quanto começou. Em 1933, o clima político entre os arquitetos havia mudado e o individualismo e a exploração formal de Melnikov passaram a ser mal vistos.

Clube da Fábrica Burevestnik (1927 - 1929) / Konstantin Melnikov. Imagem © Denis Esakov

Veja, a seguir, alguns projetos de Melnikov publicados em nossa página:

Em foco: Konstantin Melnikov - Mais Imagens+ 9

The Architecture of Konstantin Melnikov in Pictures

Melnikov House Listed As Cultural Heritage Site

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Langdon, David. "Em foco: Konstantin Melnikov" [Spotlight: Konstantin Melnikov] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771253/em-foco-konstantin-melnikov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.