Projeto de Zaha Hadid para o Estádio Nacional de Tóquio será cancelado

Seguindo a notícia de 2012 de que Zaha Hadid vencera o concurso para projetar o Estádio Nacional de Tóquio, elemento central das Olimpíadas de Tóquio 2020 com capacidade para 80 mil pessoas, o Primeiro Ministro do Japão anunciou que os planos de construção serão cancelados. Citando os custos astronômicos como principal razão, Shinzo Abe declarou que o estádio, que deveria substituir o atual Estádio Nacional Kasumigaoka, não ficará pronto a tempo para a Copa do Mundo de Rugby em 2019, nem para os Jogos Olímpicos de 2020, como originalmente planejado.

"Estou ouvindo as vozes do povo já faz um mês, pensando sobre a possibilidade de uma revisão", comentou o Primeiro Ministro. "Decidimos voltar atrás, ao plano do estádio para as Paraolimpíadas de Tóquio, e recomeçar do zero."

Apesar das duras críticas, sobretudo dos Pritzkers Toyo Ito e Fumihiko Maki, foi anunciado mês passado que o governo japonês daria prosseguimento ao projeto, dizendo que qualquer grande modificação ocasionaria atrasos na construção. No entanto, o The Guardian informou que o governo tem sofrido grandes críticas, já que o custo estimado do Estádio Nacional passou para cerca de 252 bilhões de Ienes (US$ 2 bilhões). O orçamento estimado em 2014 era de 163 bilhões de ienes.

Perspectiva. Imagem © Zaha Hadid Architects

O Comitê Olímpico foi instruído a começar imediatamente um processo para escolher um novo plano.

Em resposta, o escritório Zaha Hadid Architects divulgou o seguinte documento:

"Nossas equipes no Japão e no Reino Unido têm trabalhado duro com o Conselho de Esportes Japonês para projetar um novo Estádio Nacional que estaria pronto para receber a Copa do Mundo de Rugby em 2019 e os Jogos de Tóquio em 2020, além de atender as necessidades de um novo lar para o esporte no Japão pelos próximos 50 ou 100 anos.

Está absolutamente certo que os benefícios e custos do novo Estádio Nacional devem ser comunicados e compreendidos de forma clara e precisa pelo público e pelas autoridades japonesas, e esperamos que este seja um dos objetivos da revisão anunciada pelo Primeiro Ministro.

Usamos nossa experiência em grandes projetos desportivos e culturais, incluindo o bem sucedido plano para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, para projetar um estádio que possa ser construído de forma econômica e ainda assim proporcione o Estádio Nacional flexível e sólido que o Conselho de Esportes Japonês exige.

Não é o caso de que o aumento nos custos recentemente divulgado se deva ao projeto, que utiliza materiais e técnicas comuns de acordo com a capacidade das construtoras japonesas e se enquadra no orçamento estabelecido pelo Conselho de Esportes Japonês. O verdadeiro desafio desse projeto tem sido concordar com um custo de construção aceitável tendo como cenário o acentuado aumento dos custos da construção civil em Tóquio e um prazo de conclusão fixo."

Zaha Hadid Wins Japan National Stadium Competition

Zaha Hadid's 2020 Olympic Stadium to Be "Scaled Down"

Zaha Hadid Architects Reveals Modified Tokyo National Stadium Designs

Japan Stands Behind Plans to Build Zaha Hadid's Tokyo Stadium

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Projeto de Zaha Hadid para o Estádio Nacional de Tóquio será cancelado" [Zaha Hadid's Designs for the Tokyo National Stadium to be Scrapped] 28 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770900/projeto-de-zaha-hadid-para-o-estadio-nacional-de-toquio-sera-cancelado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.