Snøhetta projeta novo mercado público para Portland

O escritório norueguês Snøhetta divulgou sua proposta para um novo mercado público em Portland - o primeiro construído na cidade em 70 anos. O James Beard Public Market mostrará o melhor da gastronomia do Oregon em um "ambicioso centro cívico" que reestimulará uma região subutilizada do centro de Portland.

"Conectando a cidade ao rio, o mercado será um atrativo tanto para os moradores como para os visitantes", comentaram os arquitetos. O mercado contará com mais de 60 estabelecimentos comerciais permanentes, 30 estandes temporários, restaurantes, uma escola de gastronomia e um espaço para eventos.

© Snøhetta

"Localizado na orla do rio Willamette, não muito distante da localização do primeiro Mercado Público de Portland, o terreno fica entre uma icônica ponte levadiça e um parque e traz, com isso, uma série de desafios únicos", descreveu o escritório.

"Propõe-se dois grandes movimentos - realinhar as rampas da Ponte Morrison e introduzir um caminho peatonal na extremidade oeste do mercado para aumentar a área edificável do terreno, e tornar o novo mercado acessível e seguro para pedestres a partir de todos os quatro lados."

© Snøhetta

"O novo James Beard Public Market surge como uma forma envolvente de cada lado da ponte, agindo como um portal para o centro de Portland e criando um ícone reconhecível no centro da cidade."

"Uma generosa rua peatonal cruzará o projeto de norte a sul, alargando-se na porção mais ensolarada do terreno para criar um espaço externo para estandes de vendas. O nível superior do mercado consiste em uma cobertura verde que se divide e se dobra para formar grandes claraboias que iluminam os espaços abaixo."

© Snøhetta

Snøhetta conta com a colaboração de escritórios locais (Mayer/Reed, SERA Architects, Studio Jeffreys e Interface Engineering) para a realização do James Beard Public Market.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Snøhetta projeta novo mercado público para Portland" [Snøhetta Designs New Public Market for Portland] 10 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769913/snohetta-designs-new-public-market-for-portland> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.