O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. SULI: Do Chile ao Haiti, a democratização da luz

SULI: Do Chile ao Haiti, a democratização da luz

  • 18:00 - 12 Julho, 2015
  • por Equipo Editorial
  • Traduzido por Romullo Baratto
SULI: Do Chile ao Haiti, a democratização da luz
SULI: Do Chile ao Haiti, a democratização da luz, Cortesia de Suli
Cortesia de Suli

Inspirado pelo papel central da luz em nossa cultura e tecnologia, a ONU proclamou 2015 como o "Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na luz" (AIL2015). Neste contexto nasceu a Suli, uma empresa social chilena que busca desenvolver soluções baseadas na iluminação solar, massificando o uso desse recurso natural não apenas em regiões vulneráveis, mas também entre o público geral que conta com acesso à rede elétrica mas desconhece novas formas de usar a energia solar.

Tendo a luz como principal fonte de inspiração, uma equipe multidisciplinar composta pela arquiteta Ximena Muñoz (Luxia Lighting) a designer Macarena Pola, o engenheiro comercial Cristián O´ryan e o publicitário Matias Casanova, desenvolveu a "Suli Lamp", uma luminária modular de alta qualidade e desenho funcional que pretende se tornar um veículo para a democratização da luz.

Cortesia de Suli
Cortesia de Suli

O projeto pretende chegar ao Haiti através de um esforço conjunto com a América Solidaria, instituição que já está trabalhando na comunidade de Boutin, onde atualmente está sendo desenvolvido o projeto WASH, que busca garantir água potável à população, combatendo, assim, as altas taxas de cólera na região.

A este problema se soma uma rede urbana que carece de serviços básicos: de cada 5 regiões, 4 não contam com rede elétrica. Suli pretende solucionar esse problema. Como? Para construir as 500 primeiras Suli Lamps a empresa está angariando fundos através da plataforma de financiamento coletivo Indiegogo. Para fazer sua doação e conhecer mais sobre o projeto, acesse a página oficial da SULI.

Sobre este autor
Equipo Editorial
Autor
Cita: Equipo Editorial. "SULI: Do Chile ao Haiti, a democratização da luz" [SULI: Desde Chile hasta Haití, una manera democrática de vivir la luz ] 12 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769851/suli-do-chile-ao-haiti-a-democratizacao-da-luz> ISSN 0719-8906