MX3D divulga planos de "imprimir" uma ponte sobre um canal de Amsterdã

Amsterdã tem mais de 1.200 pontes sobre seus canais, algumas das quais construídas no século XVII, mas a cidade está prestes a receber mais uma, desta vez construída através da técnica da impressão 3D. A startup holandesa MX3D uniu esforços com Laarman Lab, Heijmans, Autodesk e vários outros apoiadores para criar uma complexa ponte peatonal de aço produzida com impressoras 3D.

Para construir a estrutura serão usados robôs industriais de seis eixos, cada qual equipado com um hardware de impressão 3D capaz de "imprimir metais, plásticos e materiais compostos em, virtualmente, qualquer forma." Pelo menos dois desses robôs serão usados, cada qual partindo de uma margem e encontrando-se no meio da ponte.

© Joris Laarman for MX3D

A ponte transpassará um dos canais mais famosos de Amsterdã, próximo ao centro da cidade, porém, a localização exata ainda não foi divulgada.

"Eu realmente acredito no futuro da produção digital e produção local, no 'novo artesanato'. Essa ponte mostrará como a impressão 3D finalmente entrou no mundo da grande escala, dos objetos funcionais e dos materiais sustentáveis, ao mesmo tempo que permite uma liberdade formal sem precedentes", comentou Joris Laarman, um dos responsáveis pelo projeto da ponte.

© Joris Laarman for MX3D
© MX3D / Adriaan de Groot

Saiba mais sobre a ponte no vídeo acima e no canal do MX3D no Youtube.

Via 3D Print, MX3D, e Heijmans.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "MX3D divulga planos de "imprimir" uma ponte sobre um canal de Amsterdã" [MX3D to 3D Print a Bridge in Mid-Air over Amsterdam Canal] 03 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769416/mx3d-divulga-planos-de-imprimir-uma-ponte-sobre-um-canal-de-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.