Arte e Arquitetura: Prisma, fios que conduzem ao ilusório espaço geométrico por Inés Esnal

Desta vez, Arte e Arquitetura apresenta o trabalho da artista e arquiteta Inés Esnal chamado Prisma, uma instalação de cores vibrantes e ilusões óticas para o hall de um novo edifício residencial de Nova York.

Feito de superfícies triangulares de cordas elásticas coloridas, a instalação de grandes dimensões proporciona um poderoso contraste com as paredes de concreto do hall de estilo industrial.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Arte e Arquitetura: Prisma, fios que conduzem ao ilusório espaço geométrico por Inés Esnal - Mais Imagens+ 12

Descrição da arquiteta. Prisma é uma instalação composta por cordas coloridas tensionadas que formam superfícies triangulares no espaço, gerando uma ilusão ótica de cores vibrantes no lobby de 205 Water Street, um novo edifício residencial de Nova York.

Cortesia de Inés Esnal

O tecido geométrico filtra três feixes de luz que entram pelas claraboias, transformando a luz zenital num prisma ótico. A esbeltez das cordas contrasta com o concreto do plano de fundo.

Cortesia de Inés Esnal

A artista, também arquiteta, foi a responsável pelo desenho do hall construído em sua totalidade.

Cortesia de Inés Esnal

As cordas da obra estão ao lado da rampa que comunica as entradas dos blocos de apartamentos, demonstrando o percurso do visitante que, conforme avança, percebe as diversas vistas transversais que geram perspectivas dinâmicas e experiências alternativas.

Cortesia de Inés Esnal

As juntas da parede ocultam os perfis metálicos onde estão costuradas as cordas. Assim, os diáfanos e coloridos volumes de fios parecem emergir da áspera superfície de concreto.

Cortesia de Inés Esnal

Prisma supõe um salto dos desenhos da artista ao espaço tridimensional, onde as linhas abstratas se tornam tangíveis, permitindo uma nova experiência de sua obra gráfica.

Cortesia de Inés Esnal

Projeto da Instalação: Ines Esnal + Studio Esnal
Arquiteto do Edifício: S9 architecture
Localização: 205 Water Street, Brooklyn, NY 11201
Tamanho: 815 x 230x 60 cm
Data: Dezembro, 2012
Montagem: Ines Esnal, Ramon Gonzalez Carballada, David Sentis Claret, Roy Scandela, Nicola Medrow-Bürk, Adam Birnbaum
Fotografias: Cameron R Neilson

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Prisma, fios que conduzem ao ilusório espaço geométrico por Inés Esnal" [Arte y Arquitectura: Prisma, hilos que conducen al ilusorio espacio geométrico por Inés Esnal] 28 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769244/arte-e-arquitetura-prisma-fios-que-conduzem-ao-ilusorio-espaco-geometrico-por-ines-esnal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.