O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Vídeos
  3. Ricardo Bak Gordon: Coletividades no espaço público

Ricardo Bak Gordon: Coletividades no espaço público

Ricardo Bak Gordon: Coletividades no espaço público

Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, promovido pela Escola da Cidade entre os dias 23 e 27 de março, o arquiteto Ricardo Bak Gordon apresentou projetos de sua autoria que abordam a temática do espaço público e do tempo livre.

No vídeo acima, publicado no Baú da Escola, Gordon mostra seu trabalho para as Escolas Secundárias do Porto e seu projeto para o Parque Urbano em Setúbal, que lida com a ideia de matéria única, capaz de desempenhar, no mesmo lugar, funções distintas.

"Nós, como arquitetos, vamos fazer, devemos fazer, procuramos fazer nos nossos trabalhos, nas oportunidades todas que nos dão, em limite, subvertendo o próprio programa como tantas vezes fazemos, a favor do espaço público ou seja, onde podemos, o espaço público entra (…) Devemos manipular o programa a favor da cidade, do espaço de todos. Mas também é verdade que o lugar último do homem como refúgio contra o universo e a natureza também existe e tem que ser respeitado."

Na palestra, Bak Gordon também discutiu a questão do público e do privado e a necessidade do equilíbrio entre coletivo e individual, em seu projeto para o Museu dos Coches (Lisboa), que teve parceria com o escritório MMBB.

Ricardo Bak Gordon é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e pelo Instituto Politécnico de Milão. Foi conferencista e professor convidado em diversas universidades e instituições e atualmente é professor convidado no Mestrado Integrado de Arquitetura no Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa. Gordon é o fundador e coordenador do atelier Bak Gordon Arquitetos e autor de projetos como o Pavilhão de Portugal na Expo Zaragoza (2008), Pavilhão de Portugal na Bienal de São Paulo (2007)e do projeto expositivo da 1ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2007). Foi nomeado para o prêmio Mies van der Rohe em 2009 e 2011 e foi vencedor dos prêmios FAD2011 e BIAU 2012, além de ter representado Portugal na Bienal de Veneza em 2010 e 2012.

Via Escola da Cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Ricardo Bak Gordon: Coletividades no espaço público" 03 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767829/ricardo-bak-gordon-coletividades-no-espaco-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.