Paulo Mendes da Rocha doa projeto do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura em Matosinhos

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de 2006, doará seu projeto do novo Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, à Casa da Arquitectura, localizada na cidade de Matosinhos.

O acordo será assinado em Lisboa, na Ordem dos Arquitectos, no dia 20 de maio, três dias antes da data marcada para a inauguração do Museu dos Coches, projetado em colaboração com Ricardo Bak Gordon e concluído desde 2012.

A doação do arquiteto inclui desenhos e maquetes do edifício de Belém e do respectivo projeto expositivo, estando entre estas peças a primeira maquete do projeto de Paulo Mendes da Rocha. O acordo prevê que a Casa da Arquitectura encarregue-se de guardar, tratar, divulgar e promover internacionalmente o projeto do Museu Nacional dos Coches.

Paulo Mendes da Rocha foi um dos signatários de um primeiro acordo estabelecido entre a Câmara de Matosinhos e um conjunto de arquitetos, majoritariamente portugueses, que tem como objetivo a doação de arquivos e peças dos respectivos acervos à Casa da Arquitectura.

A parceria com Paulo Mendes da Rocha vem enriquecer um acervo que inclui também projetos de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura – a Casa da Arquitectura passará, assim, a reunir testemunhos do trabalho de três laureados do Pritzker de língua portuguesa.

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Paulo Mendes da Rocha doa projeto do Museu dos Coches à Casa da Arquitectura em Matosinhos" 07 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766596/paulo-mendes-da-rocha-doa-projeto-do-museu-dos-coches-a-casa-da-arquitectura-em-matosinhos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.