O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Prefeitura de SP implementará jardins verticais em edifícios próximos ao Minhocão

Prefeitura de SP implementará jardins verticais em edifícios próximos ao Minhocão

Prefeitura de SP implementará jardins verticais em edifícios próximos ao Minhocão
Prefeitura de SP implementará jardins verticais em edifícios próximos ao Minhocão, Vista de cima do Minhocão. Jardins verticais nas empenas dos edifícios.. Image via Movimento 90°
Vista de cima do Minhocão. Jardins verticais nas empenas dos edifícios.. Image via Movimento 90°

A Prefeitura da cidade de São Paulo está e busca de edifícios localizados nas proximidades da Via Elevada Presidente Costa e Silva – o Minhocão – que possam receber jardins verticais em suas empenas cegas. A iniciativa se baseia no fato dessas áreas verdes verticalizadas ajudarem na diminuição do calor e da poluição sonora na região, bastante afetada por ambos.

Além disso, a estratégia é uma forma das construtoras realizarem a compensação ambiental pelas árvores que são frequentemente cortadas para dar lugar a empreendimentos imobiliários.

A Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA) irá escolher alguns dos 140 edifícios localizados nas quadras imediatamente adjacentes ao elevado baseada no critério de melhoria da paisagem urbana para a população do entorno e motoristas que usam a estrutura – cerca de 120 mil por dia.

Em 2013 a iniciativa Movimento 90° construiu um jardim vertical no edifício Honduras com o objetivo de alertar a cidade sobre a falta de espaços verdes e os benefícios gerados por eles. Hoje, a Prefeitura busca, de certa forma, dar continuidade a essa ideia, no entanto, a iniciativa ainda não tem prazo para ser implementada.

Os condomínios interessados em receber um jardim vertical em uma de suas empenas cegas devem apresentem uma carta de intenção na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), das 9h às 16h.

Referência: Folha de S. Paulo

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura de SP implementará jardins verticais em edifícios próximos ao Minhocão" 07 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766555/prefeitura-de-sp-ira-implementar-jardins-verticais-em-edificios-proximos-ao-minhocao> ISSN 0719-8906