O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rio autoriza a construção de “Paradas Cariocas” inspiradas em parklets

Rio autoriza a construção de “Paradas Cariocas” inspiradas em parklets

Rio autoriza a construção de “Paradas Cariocas” inspiradas em parklets
Rio autoriza a construção de “Paradas Cariocas” inspiradas em parklets, Parklet na Rua Augusta, São Paulo. Image © Fabio Arantes
Parklet na Rua Augusta, São Paulo. Image © Fabio Arantes

Inspirado no exemplo de São Paulo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aprovou recentemente uma lei que permite a instalação de parkets em algumas regiões da cidade. Chamadas de Paradas Cariocas, as estruturas seguem a mesma lógica das plataformas paulistanas, podendo ocupar o espaço de uma ou duas vagas de automóveis nas ruas.

Qualquer interessado pode submeter uma proposta de construção à sua subprefeitura. O projeto será, então, analisado e receberá uma concessão de um ano, renovável por mais um. O decreto abrange a cidade inteira, porém, as estruturas temporárias só podem ser construídas em ruas cuja velocidade máxima não seja superior a 50km/h.

Todos os parklets deverão apresentar uma placa com a inscrição “espaço público" e estar, no mínimo, a 40 centímetros de distância das vagas de estacionamento mais próximas. Não poderá haver Paradas Cariocas em esquinas, locais de travessias de pedestres, pontos de táxi ou de ônibus nem em frente a rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Pioneira no país, a iniciativa de São Paulo completou recentemente um ano da construção do primeiro parklet na cidade, localizado na Avenida Paulista e realizado pelo Instituto Mobilidade Verde. Hoje a organização já é responsável por 18 dessas plataformas, que estão espalhadas por bairros como Pinheiros, Vila Madalena, Jardins e Vila Mariana.

Cita: Romullo Baratto. "Rio autoriza a construção de “Paradas Cariocas” inspiradas em parklets" 21 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765678/rio-autoriza-a-construcao-de-paradas-cariocas-inspiradas-em-parklets> ISSN 0719-8906