O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Restauro do Pedregulho tem conclusão prevista para este mês

Restauro do Pedregulho tem conclusão prevista para este mês

Restauro do Pedregulho tem conclusão prevista para este mês
Restauro do Pedregulho tem conclusão prevista para este mês, Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy . Image Cortesia de EAD/PUCV
Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy . Image Cortesia de EAD/PUCV

Projetado por Affonso Eduardo Reidy, o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, mais conhecido como Pedregulho, está a cinco anos passando por um processo de restauração financiado pelo governo estadual do Rio de Janeiro. Com conclusão prevista para o fim deste mês, a recuperação da fachada e das janelas do emblemático edifício é uma das condições para que o conjunto seja tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Localizado na Zona Norte da capital fluminense, o Conjunto do Pedregulho foi concluído em 1947 e tinha por finalidade abrigar funcionários públicos em suas 328 unidades distribuídas em seis pavimentos que seguem uma planta serpenteante, solução adotada por Reidý para acompanhar o perfil natural do terreno.

Tectonicamente simples, a construção segue muitas das ideias da arquitetura moderna internacional, que tinha na economia de meios uma de suas principais diretrizes. Contudo, a forma sinuosa, que busca inspiração no vocabulário forma de Oscar Niemeyer, é o que rendeu ao conjunto de Reidy reconhecimento internacional, tendo recebido elogios de Max Bill e Le Corbusier em suas passagens pelo Brasil.

O projeto de restauração iniciado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, além de assegurar o nome do Pedregulho na lista de obras tombadas pelo IPHAN, acarretou na valorização dos imóveis das famílias que hoje habitam o edifício. Segundo Hamilton Marinho, presidente da Associação de Moradores, antes das intervenções um imóvel no primeiro pavimento podia ser comprado por aproximadamente R$ 8 mil, agora o mesmo apartamento vale quase nove vezes mais, atingindo a cifra de R$ 70 mil.

Até o final do mês o restauro das janelas e da fachada deve ser concluído e em seguida será o paisagismo, de autoria de Roberto Burle Marx, que passará por um processo de recuperação.

Clássicos da Arquitetura: Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy

Referência: G1

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Restauro do Pedregulho tem conclusão prevista para este mês" 17 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765550/restauro-do-pedregulho-tem-conclusao-prevista-para-este-mes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.