IAB-RJ promove debate sobre o programa Minha Casa Minha Vida

O programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV) pode fazer cidade e prover moradia? A questão será discutida pelos arquitetos Demetre Anastassakis e Sérgio Magalhães na terça-feira, 14 de abril, a partir das 18h30min, na sede do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). O evento é gratuito e aberto ao público.

Os arquitetos defendem que as obras habitacionais não sejam fator de estímulo à expansão da cidade. Porém, o que se vê é justamente o inverso. Levantamento feito pelo jornal “Extra”, publicado no dia 30 de março, aponta que dos 64 conjuntos construídos pelo MCMV, 42 ficam a pelo menos 25 quilômetros do centro da cidade. As consequências são exclusão social, infraestrutura pública precária e insegurança.

Em 2013, o IAB promoveu o ciclo Seminários de Política Urbana Quitandinha+50 e, ao término do evento, um documento, com contribuição de arquitetos e outros profissionais, de todas as regiões do país, foi gerado. Nele, defende-se a criação de mecanismos democráticos de acesso à terra urbanizada em áreas consolidadas, privilegiando a construção de moradias em terrenos inseridos no tecido urbano e com variedades tipológicas, flexibilidade de uso e crescimento.

Segundo o Ministério das Cidades, o MCMV entregou, até o momento, 2,09 milhões de unidades habitacionais por todo o país e investiu R$ 248,4 bilhões. Somadas as metas da primeira e da segunda etapas do programa, o governo deveria ter entregue 3,75 milhões de casas. Mesmo assim, o Palácio do Planalto pretende lançar ainda este ano a terceira etapa do programa.

Demetre Anastassakis

Arquiteto e urbanista, mestre em planejamento urbano e regional (COPPE/UFRJ), foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São João de Meriti, diretor de Planejamento e de Urbanismo de Nova Iguaçu e superintendente de Planejamento Metropolitano do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Dedicado à habitação popular e ao planejamento do uso do solo, venceu em equipe diversos prêmios e concursos promovidos pelo IAB desde 1975. Apresenta palestras sobre possibilidades da habitação, projetos e programas.

Sérgio Magalhães

É arquiteto e doutor em Urbanismo (UFRJ/FAU-Prourb), professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ. Foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000) e secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2002). Entre projetos de sua autoria, destaca-se o Núcleo Habitacional do Cafundá, no Rio de Janeiro. Por sua participação na concepção e implementação do programa Favela-Bairro, recebeu o Prêmio FAD-2012, em Barcelona, concedido à PCRJ. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o "Prêmio América de Arquitetura 2013", em Bogotá, concedido trienalmente pelo Seminários de Arquitetura Latino Americana (SAL). É presidente do Instituto de

Pode o MCMV fazer cidade e prover moradia?

  • Quando: terça-feira, 14 de abril
  • Horário: 18h30min
  • Local: sede do IAB-RJ
  • Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
  • Mais informações: (21) 2557-4480

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IAB-RJ promove debate sobre o programa Minha Casa Minha Vida" 12 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765201/iab-rj-promove-debate-sobre-o-programa-minha-casa-minha-vida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.