Estudo fotográfico de fachadas "adimensionais", por Nikola Olic

Nikola Olic é um fotógrafo de arquitetura que vive em Dallas, Texas, com foco capturar e reimaginar edifícios e objetos esculturais de uma maneira "adimensional e desorientada". Suas fotografias, que muitas vezes isolam as vistas das fachadas dos edifícios, emolduram as superfícies arquitetônicas com o objetivo de criar a sensação de que elas colapsam em duas dimensões. De acordo com Olic, ""esta transitoriedade pode ser suspensa pelo obturador da câmera por uma fração de segundo." Como parte de seu processo, cada fotografia é nomeada antes de receber um texto de acompanhamento.

Veja a seleção de fotografias de Olic a seguir:

Estudo fotográfico de fachadas adimensionais, por Nikola Olic - Mais Imagens+ 10

Triângulo Retângulo

Edifício Retangular. Imagem © Nikola Olic

A impressionante arquitetura de Dallas tem seu próprio conjunto de edifícios gêmeos. Eles não estão a par com os famosos - ou infames - gêmeos em Nova York, ou os edifícios Marina City em Chicago, mas possuem uma posição central no espectro urbano das realizações arquitetônicas de Dallas. A distância entre os dois edifícios conforma um espaço para luzes e sombras como qualidades adicionais para a composição fotográfica e ideias, surpreendentemente combinadas com as fachadas características dos anos 1950 destes dois edifícios.

Construindo com Degraus

Construindo com Degraus. Imagem © Nikola Olic

Como edifício mais alto em Forth Worth, Texas, este projeto de arquitetura brutalista é uma adição única à paisagem vibrante e crescente do centro, com um padrão forte e repetitivo de janelas que é interrompido por poderosas linhas verticais. É o primeiro e o último edifício que se vê ao passar dirigindo por esta charmosa cidade do Texas. Ele também serve como um símbolo proeminente da atividade econômica e urbana na área circundante ao centro da cidade.

Gramado

Edifício Malha. Imagem © Nikola Olic

A representação da natureza e da flora encontrada no crescente estado do Texas foi a temática central do trabalho de Thom Mayne em seu projeto do novo Museu Perot, no centro de Dallas. Visando este objetivo, o jardim, coberturas e varandas do museu trazem vários tipos de plantas em modernas caixas de concreto, que, muitas vezes, permitem ângulos e combinações visuais incríveis quando vistas a partir das ruas circundantes. A vista a partir da Broom Street fornece uma intersecção diagonal entre os dois níveis, com uma parte da grama do jardim pouco visível ao meio.

Edifício Afiado

Gramado. Imagem © Nikola Olic

Um marco raro que é mais reconhecível à noite, as pontas desta modernna estrutura são revestidas com tubos de luz de alta potência que delineiam suas formas únicas e as tornam visíveis há quilômetros de distância ao longo das estradas que cruzam sua proximidade, no centro de Dallas. A intersecção saturada e complexa de vidro e aço adornam dois dos quatro lados do edifício, com um elo de ligação oeste fornecendo paletas de cores cativantes e ângulos agudos e quentes.


Edifício Matrix

Edifício Afiado. Imagem © Nikola Olic

A Lake Point Tower está entre os edifícios mais famosos de seu entorno, exibindo uma forma curva única que obscurece e achata seus três lados e faz com que pareçam apenas dois. Esta estrutura de vidro escuro se assemelha a uma versão monocromática da cena de abertura do filme Matrix, com retângulos fluidos, reflexões inesperadas e gradientes.

Fatias de Edifícios

Edifício Matrix. Imagem © Nikola Olic

Uma parte importante da bela vista da parte oeste da cidade de Nova Iorque é o edifício do IAC de vidro, projetado por Frank Gehry. Trata-se de seu primeiro projeto completamente coberto de vidro, utilizando um método que habilmente obscurece as divisões entre pisos, com 1.349 painéis originais importados da Itália. Alinhado atrás dele pela Rua 19ª que separa os dois edifícios, está outro prédio de vidro que complementa perfeitamente o espaço visual saturado das duas estruturas quando visto da calçada ao longo da movimentada 11ª Avenida.

Edifício Quebrado

Fatias de Edifícios. Imagem © Nikola Olic

Habitantes de Dallas que veem este edifício diariamente são propositadamente enganados - supõe-se que ele deve ser visto diferentemente de cada um dos quatro lados. Visões de canto não ajudam muito, já que oferecem vistas mais confusas e enganadoras. Essa foi a premissa básica do arquiteto IM Pei, quando projetou o edifício em 1986: usar ângulos, triângulos, planos e prismas para criar um espaço visual que parecia impossível. A vista oeste da Rua Griffin achata um daqueles planos de maneira a fazer com que a estrutura pareça quebrada e dobrada ao meio.

Edifício Hipnotizante

Edifício Quebrado. Imagem © Nikola Olic

Um edifício raro, diagonal aos ângulos habituais e cruzamentos regulares no centro densamente ocupado de Houston, suas linhas hipnóticas correspondem a alguns dos shafts de elevador do interior do edifício. Contribuindo com a impressão hipnotizante do edifício estão as intensas linhas pretas e brancas de vidro e alumínio em uma cidade conhecida pelo petróleo e concreto.

Edifício Malha

Edifício Hipnotizante. Imagem © Nikola Olic

Assemelhando-se às maquetes de arame de malha que provavelmente acompanharam seu projeto arquitetônico que teve início em 1978, tanto o hotel, quanto sua vizinha, a famosa Torre de Reunião, tornaram-se um marco duplo que iria definir visualmente e dominar Dallas pelas próximas décadas. O ângulo utilizado nos créditos de abertura da série Dallas, foca no outro lado da estrutura,  deixando esta complexa e saturada compilação modernista de formas espelhadas mais visíveis a partir da famosa praça Dealey ao norte.

Cidade dos Ventos

Cidade dos Ventos. Imagem © Nikola Olic

Utilizando-se da força conceitual associada ao espelho, a escultura Cloud Gate no Parque Millennium, centro de Chicago, pode ser explorada e abordada de infinitas formas. O Feijão [The Bean], como é conhecido popularmente, pode ser visto fotograficamente de qualquer ângulo, combinação de luz, nuvens e reflexões da cidade. Observando-o na direção nordeste a partir da Michigan Avenue, O Feijão prevê o que pode acontecer caso os ventos da "Cidade dos Ventos" fossem infinitamente fortes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Estudo fotográfico de fachadas "adimensionais", por Nikola Olic" ['Dimensionless' Photographic Façade Studies By Nikola Olic] 12 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765152/estudo-fotografico-de-fachadas-adimensionais-por-nikola-olic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.