O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. França aprova lei que obriga novas edificações a terem vegetação na cobertura

França aprova lei que obriga novas edificações a terem vegetação na cobertura

França aprova lei que obriga novas edificações a terem vegetação na cobertura
França aprova lei que obriga novas edificações a terem vegetação na cobertura, Paris. Cortesia de Shutterstock
Paris. Cortesia de Shutterstock

O Parlamento Francês aprovou recentemente uma lei que obriga a implementação de coberturas verdes nas novas construções em áreas comerciais de todo o território nacional. A medida tem como objetivo beneficiar os centros urbanos com as qualidades intrínsecas à presença dessas superfícies verdes.

A lei previa inicialmente que toda a área de cobertura das novas edificações fosse ocupada com jardins, porém, para ser aprovada a medida teve que recuar, estabelecendo que os proprietários possam optar entre a ocupação total ou parcial com áreas verdes e, além disso, a possibilidade de instalar painéis solares em vez de vegetação.

Coberturas verdes oferecem enormes benefícios ao ambiente urbano; além de atuarem na redução significativa do efeito de “ilha de calor”, elas retém boa parte da água das chuvas, reduzindo o fluxo do escoamento e evitando, assim, problemas de drenagem urbana. Além disso, elas oferecem mais espaços verdes disponíveis aos habitantes da cidade e, inclusive, podem reunir algumas espécies de pássaros.

Em relação a fontes renováveis de energia e comparativamente a outros países da União Europeia – como a Alemanha, Espanha e Itália – a França tem ficado para trás, com boa parte de sua energia ainda dependendo de fontes nucleares e apenas 4 gigawatts provenientes de energia solar – ao passo que a Alemanha, por exemplo, já produz quase 40 gigawatts a partir de painéis fotovoltaicos.

Todavia, iniciativas como esta, e a medida para diminuir pela metade o número de carros em circulação em Paris, expõem uma preocupação com a agenda ambiental e mostram que a França está disposta a se tornar um exemplo em estratégias urbanas sustentáveis.

Referência: Climate Progress

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "França aprova lei que obriga novas edificações a terem vegetação na cobertura" 10 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764719/franca-aprova-lei-que-obriga-novas-edificacoes-a-terem-vegetacao-na-cobertura> ISSN 0719-8906