Os edifícios mais altos do mundo ao longo da história

Os edifícios mais altos do mundo ao longo da história

O artista e designer gráfico Martin Vargic, do Halcyon Maps, criou uma fascinante série de infográficos que mostram tanto as tipologias tradicionais da arquitetura de cada continente como a evolução de seus edifícios mais altos ao longo da história. Explorando as mudanças nos edifícios mais altos da Europa, América do Norte, Ásia, África, América do Sul e Oceania, o trabalho de Vargic detalha cinco mil anos de história da construção, da antiguidade aos tempos modernos.

Veja os infográficos a seguir:

A seleção de Vargic para o edifício mais alto de cada continente se baseia na altura do topo, definida pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) como "o nível de acesso mais baixo do ponto mais alto do edifício... incluindo antenas, bandeiras, sinalizações e outros equipamentos técnicos."

Oceania

Clique para ampliar a imagem. Imagem © Martin Vargic

Europa

Clique para ampliar a imagem. Imagem © Martin Vargic

Variando na classificação de "alto" (vagamente definido como edifícios tidos como "altos" a partir de uma análise do contexto, proporção e tecnologias construtivas) a "mega-alto" (mais de 600 metros de altura), edifícios de todas as partes do mundo já lideraram a corrida. Nos infográficos de Vargic, silhuetas vermelhas representam edifícios que já foram classificados em algum momento como "o mais alto do mundo", o que revela uma hegemonia europeia entre 1240 e 1890 com suas altas catedrais.

América do Norte

Clique para ampliar a imagem. Imagem © Martin Vargic

Com o despertar do século XX, a América do Norte se tornou o lar do edifício mais alto do mundo após a conclusão do Philadelphia City Hall. Por mais de um século, a América continuou a liderar a corrida, com Chicago e Nova Iorque competindo pela construção mais alta feita pelo homem. Contudo, o reinado dos Estados Unidos chegou ao fim quando, em 2010, o Burj Khalifa mudou o cenário em favor da Ásia.

Ásia

Clique para ampliar a imagem. Imagem © Martin Vargic

África

Clique para ampliar a imagem. Imagem © Martin Vargic

Embora tenha tido apenas um edifício classificado como o mais alto do mundo, a África recebe o título do continente que manteve por mais tempo um edifício com esse posto. O Farol de Alexandria foi a construção mais alta do mundo durante impressionantes 1520 anos (de 280 a.C. a 1240).

América do Sul

Para ver a classificação oficial dos edifícios em altura, acesse a página do Council on Tall Buildings and Urban Habitat.

Sobre este autor
Cita: Giermann, Holly. "Os edifícios mais altos do mundo ao longo da história" [The World's Tallest Buildings Throughout History] 29 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764487/os-edificios-mais-altos-do-mundo-ao-longo-da-historia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.