"Salada de Frutas", a dissolução entre infraestrutura, arquitetura e território urbano

Vencedora da última edição do Holcim Awards América Latina, o projeto Ensalada de Frutas (Salada de Frutas), desenvolvido pelos arquitetos Patricio Cuello, Iván Báez, Alejandro Alaniz e Christian Barrera, propõe um porto flutuante em pleno coração do Amazonas, Manaus, revertendo a "lógica fragmentária atual da orla" de uma das principais cidades do norte do Brasil.

No contexto do SOS Cidades Manaus 2012, o projeto busca potencializar o vínculo entre a cidade e o rio, assumindo como parte do enfoque conceitual a variação do nível das águas, que se faz presente no programa flutuante e no parque inundável.

Saiba mais sobre o projeto premiado com o Primeiro Lugar no Holcim Awards América Latina, a seguir.

Salada de Frutas, a dissolução entre infraestrutura, arquitetura e território urbano - Mais Imagens+ 11

Cortesia de Estudio mono

Dos arquitetos: Até o século XX, as infraestruturas eram monofuncionais e apresentavam escalas únicas, produzindo territórios urbanos fragmentados e extensos.

O século XXI levanta a hipótese da dissolução dos limites entre infraestrutura e território urbano.

Associar infraestruturas de serviço com programas arquitetônicos mistos se revela uma estratégia urbana eficaz para reverter processos de fragmentação, permitindo aumentar conectividades e densidades que favorecem o controle e a mitigação da expansão urbana incontrolada. Essa estratégia conforma suportes territoriais multifuncionais e de diversas escalas, estabelecendo redes que geram uma dinâmica cidadã inclusiva que têm como objetivo a integração cultural.

O contexto

Situação atual. Cortesia de Estudio mono

O projeto se desenvolve na cidade de Manaus, na confluência dos rios Negro e Solimões - coração da floresta amazônica. Esta é uma das cidades de maior influência na economia do país, compartilhando de características comuns a muitas cidades latino-americanas: descontínua, extensa, fragmentada, ineficiente no uso dos recursos e com falta de coesão socioeconômica.

Planta geral. Cortesia de Estudio mono

A cidade cresce sobre a margem do rio Amazonas, atravessada pelos arroios que partem deste e sem se adaptar às condições de um território de topografia acidentada.

Nesse contexto, a posição estratégica do projeto no centro do território brasileiro tem como objetivo integrar os fluxos econômicos da região e potencializar uma futura abertura econômica através de um corredor hídrico, semelhante ao Canal do Panamá.

Estratégias. Cortesia de Estudio mono

O projeto

Corte pelo mercado. Cortesia de Estudio mono

Manaus apresenta um clima tropical, com temperatura média anual de 27°C, baixa amplitude térmica e média de 90% de umidade relativa do ar, com um período de chuvas que vai de dezembro a maio e um período de secas de junho a novembro. Assim, compreender um clima específico nos leva a criar estratégias arquitetônicas específicas que fazem com que Manaus tenha um desenvolvimento onde a sociedade, a economia e o ambiente se retroalimenta em equilíbrio.

Vista a partir do rio. Cortesia de Estudio mono

O projeto gera condições habitáveis através de sistemas passivos de condicionamento climático, economizando recursos em curto e longo prazo.

Cortesia de Estudio mono

O edifício flutuante cria um microclima através de uma grande cobertura que protege do sol os materiais e programas arquitetônicos.

Hall. Cortesia de Estudio mono

O projeto é composto por um módulo que se repete, otimizando recursos e o tempo de execução.

O reflorestamento da orla e a criação de lagoas de retenção fazem parte da estratégia de retardo de inundações; assim, o parque age como um pulmão urbano que mitiga os efeitos do dióxido de carbono emitido pela cidade.

Mercado. Cortesia de Estudio mono
  • Concurso

    Holcim Awards "Next Generation" América Latina
  • Prêmio

    Primeiro lugar
  • Nome do projeto

    Ensalada de frutas
  • Estudio mono

    Estudio mono
  • Localização

    Manaus - AM, Brasil
  • Equipe de projeto

    Patricio Cuello, Iván Báez, Alejandro Alaniz y Christian Barrera
  • Tutor

    Cristian Nanzer
  • Escritório

    Taller Mediterráneo, Arquitectura 6A, Universidad Nacional de Córdoba
  • Área

    40.000 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Cortesia de Estudio mono

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Valencia, Nicolás. ""Salada de Frutas", a dissolução entre infraestrutura, arquitetura e território urbano" ['Ensalada de Frutas', la disolución entre infraestructura, arquitectura y territorio urbano] 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764444/salada-de-frutas-a-dissolucao-entre-infraestrutura-arquitetura-e-territorio-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.