O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015

Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015

Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015
Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015, Cortesia de mytum.de
Cortesia de mytum.de

O júri do Pritzker selecionou o arquiteto alemão Frei Otto como o quadragésimo vencedor do Prêmio Pritzker. A notícia foi antecipada em duas semanas - prevista para ser divulgada no dia 23 de março - devido ao recente falecimento do arquiteto e engenheiro estrutural. Otto é o segundo arquiteto alemão a receber a honraria, seguindo Gottfried Böhm, premiado em 1986, e o primeiro a recebê-la postumamente.

Segundo o júri, Otto "se inspira na natureza e nos processos encontrados nela, ele vê maneiras de usar seus materiais e energia para criar espaços. O arquiteto praticou e avançou ideias de sustentabilidade, inclusive antes mesmo do termo ser cunhado."

Antes de sua inesperada morte, Frei Otto foi informado sobre a premiação através da Diretora Executiva do Prêmio Pritzker, Martha Thorne, que o visitou na Alemanha. "Estou tão feliz por receber esse prêmio e gostaria de agradecer ao júri e à família Pritzker. Nunca fiz nada para ganhar esse prêmio. Minha motivação era projetar novos tipos de edifícios para ajudar pessoas pobres, especialmente após desastres naturais e catástrofes... Aqui está um homem feliz."

Mais informações a seguir.

 Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia
Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia

Entre suas principais obras, destaca-se o Pavilhão Alemão da Expo Montreal de 1967, "cuja estrutura foi pré-fabricada na Alemanha e montada na cidade canadense, sendo considerada um ícone da exposição por sua graça e originalidade."

A cobertura do Estádio Olímpico de Munique, construído para as Olimpíadas de 1972, combina leveza e força; um verdadeira desafio que muitos acreditaram ser impossível de alcançar na época. Sua capacidade de pensar, desenhar e construir estruturas de estádios, piscinas e espaços públicos impressiona ainda nos dias de hoje.

 Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia
Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia

Segundo o júri do Prêmio, Frei Otto "tem produzido arquitetura sem precedentes criativos, criando conhecimento. Nisso reside sua profunda influência: não em como as formas podem ser copiadas, mas através dos caminhos que se abriram graças às suas pesquisas e descobertas. Suas contribuições no campo da arquitetura não são apenas inteligentes e talentosas, são também generosas. Por suas ideias visionárias, sua crença em compartilhar livremente conhecimento e invenções, seu espírito de colaboração e a preocupação com o uso cuidadoso dos recursos, o Prêmio Pritzker de Arquitetura é concedido a Frei Otto."

Acompanhe aqui a nossa cobertura completa do Prêmio Pritzker 2015

 Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia
Cobertura do Estádio Olímpico de Munique de 1972. Cortesia de Wikimedia
Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Frei Otto, laureado póstumo do Prêmio Pritzker 2015" [Frei Otto, Premio Pritzker 2015] 10 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763568/frei-otto-premio-pritzker-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.