O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO

Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO

Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO
Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO, Marina Abramovic em visita técnica ao Sesc Pompeia. Foto: Divulgação
Marina Abramovic em visita técnica ao Sesc Pompeia. Foto: Divulgação

Após um ano e meio de desenvolvimento em conjunto com a própria artista, o projeto expográfico para o TERRA COMUNAL- MARINA ABRAMOVIC + MAI toma forma no espaço de convivência e no galpão do Sesc Pompéia.

A exposição se divide em duas partes: “Terra Comunal – Marina Abramovic”, a maior retrospectiva da artista já realizada na América do Sul e “Terra Comunal – MAI”, a mais abrangente experiência aplicada até hoje por seu instituto – Marina Abramovic Institute (MAI). Durante o período da exposição, a artista tambem participará de oito encontros abertos ao público no Teatro do Sesc Pompeia.

O projeto expográfico procura conciliar a forte energia existente nos espaços do Sesc Pompéia com uma intervenção potente e marcante. Procurou-se manter a integridade do edifício, sua arquitetura, seus materiais e a diversidade de usos simultâneos, deixando-o muito visível e integrado à exposição e, ao mesmo tempo, organizando os fluxos e segregando as áreas necessárias para obter a privacidade ou a neutralidade imprescindível para a experiência das obras. Através da construção de duas grandes paredes elevadas do solo, que permitem a continuidade do chão e do teto do edifício, se organizam as principais zonas da exposição na área de convivência. No Galpão, área em que ocorrem as performances de longa duração, também se mantém permanentemente presente a arquitetura original, em equilíbrio com a presença das novas estruturas e eventos. O período da exposição será de 10 de março a 10 de maio de 2015.

O projeto expográfico foi concebido por Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell, Marina Cecchi, Marina Pereira e Luis Tavares, do escritório METRO Arquitetos Associados.

METRO Arquitetos Associados, conduzido por Martin Corullon e Gustavo Cedroni, é um escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas, como o projeto Centro Aberto realizado no centro de São Paulo, a Ladeira da Barroquinha em Salvador e a ampliação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. Com uma prática que alia rigor técnico e pesquisa, procura promover o uso coletivo dos espaços construídos - públicos ou privados - e a integração entre as intervenções propostas e o ambiente em que se inserem.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO" 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762958/sesc-pompeia-traz-marina-abramovic-com-expografia-metro> ISSN 0719-8906