Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO

Após um ano e meio de desenvolvimento em conjunto com a própria artista, o projeto expográfico para o TERRA COMUNAL- MARINA ABRAMOVIC + MAI toma forma no espaço de convivência e no galpão do Sesc Pompéia.

A exposição se divide em duas partes: “Terra Comunal – Marina Abramovic”, a maior retrospectiva da artista já realizada na América do Sul e “Terra Comunal – MAI”, a mais abrangente experiência aplicada até hoje por seu instituto – Marina Abramovic Institute (MAI). Durante o período da exposição, a artista tambem participará de oito encontros abertos ao público no Teatro do Sesc Pompeia.

O projeto expográfico procura conciliar a forte energia existente nos espaços do Sesc Pompéia com uma intervenção potente e marcante. Procurou-se manter a integridade do edifício, sua arquitetura, seus materiais e a diversidade de usos simultâneos, deixando-o muito visível e integrado à exposição e, ao mesmo tempo, organizando os fluxos e segregando as áreas necessárias para obter a privacidade ou a neutralidade imprescindível para a experiência das obras. Através da construção de duas grandes paredes elevadas do solo, que permitem a continuidade do chão e do teto do edifício, se organizam as principais zonas da exposição na área de convivência. No Galpão, área em que ocorrem as performances de longa duração, também se mantém permanentemente presente a arquitetura original, em equilíbrio com a presença das novas estruturas e eventos. O período da exposição será de 10 de março a 10 de maio de 2015.

O projeto expográfico foi concebido por Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Helena Cavalheiro, Juliana Ziebell, Marina Cecchi, Marina Pereira e Luis Tavares, do escritório METRO Arquitetos Associados.

METRO Arquitetos Associados, conduzido por Martin Corullon e Gustavo Cedroni, é um escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas, como o projeto Centro Aberto realizado no centro de São Paulo, a Ladeira da Barroquinha em Salvador e a ampliação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. Com uma prática que alia rigor técnico e pesquisa, procura promover o uso coletivo dos espaços construídos - públicos ou privados - e a integração entre as intervenções propostas e o ambiente em que se inserem.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Sesc Pompéia traz Marina Abramovic com expografia do METRO" 01 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762958/sesc-pompeia-traz-marina-abramovic-com-expografia-metro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.