O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. A imagem do arquiteto: artista ou agente social?

A imagem do arquiteto: artista ou agente social?

A imagem do arquiteto: artista ou agente social?
A imagem do arquiteto: artista ou agente social?, New Carver Apartments / Michael Maltzan Architecture. Imagem © Iwan Baan via Harvard Magazine
New Carver Apartments / Michael Maltzan Architecture. Imagem © Iwan Baan via Harvard Magazine

Falando sobre a imagem pública do arquiteto, Stephanie Garlock lamenta a frequente associação ao personagem Howard Roark (The Fountainhead) - "arrogante, individualista e comprometido acima de tudo com a genialidade da visão artística". Em um artigo para a edição de março/abril da Harvard Magazine, Garlock explora o potencial dos arquitetos de contribuir com uma mudança social mais ampla, "para além do projeto pelo projeto".

Do trabalho voluntário de John Peterson na organização Public Architecture aos projetos do MASS Design Group de Michael Murphy, o artigo examina as formas de dissolver a linha entre "arquiteto como artista" e "arquiteto como agente social". Comentando sobre o "modo tradicional da arquitetura corporativa", Garlock reitera a importância do projeto de interesse público e de uma abordagem transdisciplinar que incorpora profissionais dos campos do planejamento, paisagismo e desenho urbano. Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Cita: Arcilla, Patricia. "A imagem do arquiteto: artista ou agente social?" [Pro Bono Architecture and Designing for the Public Interest] 22 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762573/a-imagem-do-arquiteto-artista-ou-agente-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.