Andrés Jaque vence a edição 2015 do MoMA PS1 Young Architects Program (YAP)

O projeto COSMO, de Andrés Jaque / Office for Political Innovation, foi selecionado pelo Museum of Modern Art e pelo MoMA PS1 como vencedor da 16ª edição do Young Architects Program’s (YAP) em Nova Iorque. Com inauguração programada para o final de junho, a tempo para o MoMA PS1’s 2015 Warm Up, COSMO servirá como um "artefato móvel" cuja missão é proporcionar água potável para a população mundial.

"A proposta desse ano toma um dos requisitos essenciais do Young Architects Program - proporcionar uma fonte de água para lazer e diversão - e destaca a própria água como um recurso escasso", disse Pedro Gadanho, Curador do Departamento de Arquitetura e Design do MoMA. "Baseando-se em componentes comerciais de origem agro-industrial, uma exuberante arquitetura móvel celebra os processos de purificação da água, fazendo deles o pano de fundo das sessões do Warm Up."

© “Cosmo" / Andrés Jaque/Office for Political Innovation

Segundo as Nações Unidas, até 2025 dois terços da população global viverá em países com carência de água; essa estatística foi a principal inspiração para COSMO. Descrita como "uma montagem de ecossistemas" feita a partir de componentes de irrigação customizáveis, a instalação foi projetada para ser um protótipo facilmente replicável que pode potencialmente proporcionar acesso à água potável para milhões de pessoas. 

Em apenas quatro dias, COSMO poderá filtrar 3.000 galões de água. Uma vez que o processo de purificação é concluído, a "rede plástica no centro da construção começará a brilhar automaticamente", proporcionando um pano de fundo vibrante para o festival de verão Warm Up. "Ela reunirá as pessoas em um ambiente tão agradável e climaticamente confortável quanto um jardim, tão visualmente texturizado quando um globo de espelho de discoteca", disse o MoMA PS1.

Entre os vencedores das edições anteriores estão The Living (Hy-Fi), CODA (Party Wall), Interboro Partners (Holding Pattern), Work AC (Public Farm 1), MOS (Afterparty) e SO-IL (Pole Dance).

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Andrés Jaque vence a edição 2015 do MoMA PS1 Young Architects Program (YAP) " [Andrés Jaque Named 2015 MoMA PS1 Young Architects Program (YAP) Winner] 05 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761719/andres-jaque-vence-o-2015-moma-ps1-young-architects-program-yap> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.