O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo

Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo

Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo
Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo, Crescimento urbano do Delta do Rio das Pérolas em 1973 e 2003. Imagem © Flicker CC user NASA Goddard Space Flight Center
Crescimento urbano do Delta do Rio das Pérolas em 1973 e 2003. Imagem © Flicker CC user NASA Goddard Space Flight Center

O Delta do Rio das Pérolas, na China, superou Tóquio em tamanho e população, tornando-se a maior concentração urbana do mundo, segundo o World Bank. A gigantesca megalópole - uma conurbação de diversas cidades, incluindo Shenzhen, Guangzhou, Foshan e Dongguan - reúne parte importante do parque industrial e financeiro da China. 

Atualmente a área concentra 42 milhões de pessoas - mais que países como Canadá, Argentina ou Austrália - e, considerando que quase dois terços da população do leste asiático (64%) é ainda rural, a conurbação deverá crescer exponencialmente nos próximos anos. 

Alertando para as potenciais consequências do crescimento não planejado, o relatório destaca a habitação acessível e o transporte público eficiente como meios de evitar o aumento da desigualdade, dizendo: "Enquanto essa transformação está em marcha, ainda há a oportunidade de estabelecer o curso da urbanização sobre um caminho mais sustentável e igualitário...Dentro de algumas décadas, essa janela de oportunidade se fechará, e futuras gerações terão que lidar com as consequências de como urbanizamos hoje."

O Delta do Rio das Pérolas é uma de oito megacidades na região com mais de 10 milhões de habitantes. As demais são Xangai e Pequim, na China, Tóquio e Osaka, no Japão, Jacarta, Seul e Manila. Espera-se que nos próximos 20 anos centenas de milhões de pessoas se desloquem para essa região.

Leia a reportagem completa aqui

Via The World BankThe GuardianUrbanland

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo" [China’s Pearl River Delta Overtakes Tokyo as World’s Largest Urban Area] 03 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761442/delta-do-rio-das-perolas-na-china-supera-toquio-como-maior-area-urbana-do-mundo> ISSN 0719-8906