Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo

O Delta do Rio das Pérolas, na China, superou Tóquio em tamanho e população, tornando-se a maior concentração urbana do mundo, segundo o World Bank. A gigantesca megalópole - uma conurbação de diversas cidades, incluindo Shenzhen, Guangzhou, Foshan e Dongguan - reúne parte importante do parque industrial e financeiro da China.

Atualmente a área concentra 42 milhões de pessoas - mais que países como Canadá, Argentina ou Austrália - e, considerando que quase dois terços da população do leste asiático (64%) é ainda rural, a conurbação deverá crescer exponencialmente nos próximos anos. 

Alertando para as potenciais consequências do crescimento não planejado, o relatório destaca a habitação acessível e o transporte público eficiente como meios de evitar o aumento da desigualdade, dizendo: "Enquanto essa transformação está em marcha, ainda há a oportunidade de estabelecer o curso da urbanização sobre um caminho mais sustentável e igualitário...Dentro de algumas décadas, essa janela de oportunidade se fechará, e futuras gerações terão que lidar com as consequências de como urbanizamos hoje."

O Delta do Rio das Pérolas é uma de oito megacidades na região com mais de 10 milhões de habitantes. As demais são Xangai e Pequim, na China, Tóquio e Osaka, no Japão, Jacarta, Seul e Manila. Espera-se que nos próximos 20 anos centenas de milhões de pessoas se desloquem para essa região.

Leia a reportagem completa aqui.

Via The World Bank, The Guardian, Urbanland

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Delta do Rio das Pérolas na China supera Tóquio como maior área urbana do mundo" [China’s Pearl River Delta Overtakes Tokyo as World’s Largest Urban Area] 03 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761442/delta-do-rio-das-perolas-na-china-supera-toquio-como-maior-area-urbana-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.