Fernando Haddad: O Desenho da Cidade

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco mais um vídeo do Baú da Escola, desta vez com o Prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad. O legado, para o atual prefeito, é o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo, tema discutido por cerca de duas horas. Recebido por Ciro Pirondi, diretor da faculdade, e Marcela Lino, aluna representando o corpo discente, o prefeito respondeu a diversas questões levantadas pela platéia.

A partir do pensamento de Max Weber, Haddad procurou demonstrar a relevância da cidade como locus fundamental da modernidade. Entretanto, segundo o prefeito, a cidade contemporânea acabou por suprimir a heterogeneidade através de modelos urbanos incapazes de lidar com seu o crescimento desenfreado. No caso de São Paulo – cidade que hoje ultrapassa 11 milhões de habitantes, numa região metropolitana com 20 milhões – a falta de ferramentas efetivas no desenho da cidade resultou no isolamento de grande parte da população de baixa renda e na constante privatização dos espaços públicos.

Sobre o PDE, o prefeito apresentou seus três principais eixos: a valorização da republicanização do solo; a mistura de usos nos bairros; e a valorização dos rios da cidade. Enfatizou também a reapropriação do espaço urbano. Ao final da apresentação foram debatidos assuntos como a habitação social e o programa Minha Casa, Minha Vida, a descentralização da gestão, a relação do governo com a mídia, passando por temas como marco civil da internet, proposta de IPTU progressivo e mecanismos de combate a corrupção.

Via Escola da Cidade.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Fernando Haddad: O Desenho da Cidade" 20 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760555/fernando-haddad-o-desenho-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.