Escola da Cidade abre inscrições para pós-graduação 2015

A Escola da Cidade está com inscrições abertas para dois cursos de pós-graduação lato sensu. Desde 2009 a faculdade oferece cursos de especialização e os resultados de sucesso demonstram a consolidação desta proposta.

O programa, que tem como tema principal “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura” se estrutura nas seguintes especializações: ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, ‘Habitação e Cidade’ e ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’ - este último voltado exclusivamente ao público interno.

GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA

Cortesia de Escola da Cidade

O curso, que entra sua sexta edição no ano de 2015, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade.

Neste ano, os países estudados serão Paraguai, Canadá, Peru e Equador. Alguns deles já foram estudados em anos anteriores, porém a cada nova edição do curso são convidados representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. O corpo de faculdades conveniadas à Escola da Cidade passa a ser colaborador deste curso permanente: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Brasil e Bolívia.

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). 

A professora de história, Cristiane Checchia, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Cauê Alves são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

HABITAÇÃO E CIDADE

O curso tem o objetivo de dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão (dentre os quais aqueles decorrentes do descompasso entre o trabalho técnico e a participação da comunidade), avaliar procedimentos adotados em projetos face aos seus resultados, além de estudar, através do exercício projetual, caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

O curso se estrutura em quatro módulos que abordam diversos aspectos da problemática da habitação coletiva na cidade contemporânea. São eles: Produção do Habitat Humano, Políticas Públicas Habitacionais, Garantia de Qualidade Urbanística nos Bairros Precários e Estratégias tecnológicas para a produção Habitacional.

A especialização é coordenada pelos arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e novamente pela Unesp, em 2007. Doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). 

O curso conta ainda com assistência de coordenação de Maria Teresa Fedeli, formada (1995) pela Universidade Paulista (UNIP), com especialização (2009) na Escola da Cidade. Atuou na coordenação do Programa Paraisópolis (Prefeitura Municipal de São Paulo).

INSCRIÇÕES

  • Geografia, Cidade e Arquitetura – inscrições abertas até 06 de fevereiro de 2015
  • Habitação e Cidade – inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2015
  • Inscrições pelo site ou na secretaria da Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65, São Paulo-SP)

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Escola da Cidade abre inscrições para pós-graduação 2015" 14 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758991/escola-da-cidade-abre-inscricoes-para-pos-graduacao-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.