O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright

Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright

  • 07:00 - 12 Dezembro, 2014
  • por Stacia Friedman
  • Traduzido por Romullo Baratto
Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright
Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright, Robert Llewellyn Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives
Robert Llewellyn Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

O que é necessário para um estudante de artes de 22 anos começar uma relação profissional duradoura com "o maior arquiteto americano de todos os tempos"? Originalmente publicado na Curbed como "How a 22-Year-Old Became Wright's Trusted Photographer", esse artigo revela que para Pedro E. Guerrero foi necessário coragem e muita sorte - mas uma vez que começaram a trabalhar juntos, esse par improvável era uma dupla perfeita.

Quando Frank Lloyd Wright contratou Pedro E. Guerrero para fotografar a Taliesin West em 1939, nenhum dos dois sabia que isso levaria a uma das relações mais importantes na história da arquitetura. Wright tinha 72 anos e já havia sido publicado na capa da Time devido à Casa da Cascata. Guerrero tinha 22 anos e acabara de sair da faculdade. Seu primeiro encontro aconteceu a pedido do pai de Guerrero, um pintor que conhecia vagamente Wright da vizinhança e esperava que o arquiteto oferecesse a seu filho um trabalho. Qualquer trabalho.

O jovem Guerrero teve a audácia de se apresentar ao famoso arquiteto como "fotógrafo". Na realidade, ele não havia ganhado nenhum tostão com isso até então. "Eu tinha o pior portfólio do mudo, incluindo uma foto de um pelicano morto", confessou Guerrero mais tarde. "Mas eu também tinha nus feitas na praia em Malibu. Isso pareceu capturar o interesse de Wright."

Rayward-Shepherd House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives
Rayward-Shepherd House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Na época, Wright havia acabado de perder um fotógrafo. Essa foi mais uma na série de coincidências que catapultou Guerrero para dentro da história da arquitetura moderna: quando tentou entrara na Art Center School de Los Angeles aos 20 anos, foi-lhe dito que era tarde demais - todos os cursos estavam lotados exceto o de fotografia. Quando Wright e Guerrero se conheceram dois anos mais tarde, o arquiteto contratou o jovem fotógrafo na mesma hora. "Fotografe tudo e qualquer coisa", instruiu Wright. O salário era mínimo. Guerrero estava empolgado.

"Eu tinha finalmente encontrado a felicidade plena - estudar as sombras, padrões e ângulos, notar o momento em que o sol daria a máxima definição a todos os elementos", escreveu Guerrero em suas memórias.

"Cortez não poderia estar mais surpreso ao descobrir o mundo dos Astecas que eu quando a Taliesin West se abriu diante de mim", escreveu Guerrero. "Eu percebi que aquilo era uma escultura, uma escultura de madeira e pedra erguendo-se no deserto."

David Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives
David Wright House. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Enquanto muitos americanos conhecem Frank Lloyd Wright, poucos sabem dizer quem foi o fotógrafo com quem o arquiteto trabalho nos últimos vinte anos de sua vida. Isso pode mudar em breve. Em janeiro, o livro de Guerrero, intitulado Picturing Wright, será relançado com um capítulo extra e novas fotografias. Ainda na primeira metade do próximo ano, o canal americano PBS transmitirá um documentário de uma hora sobre o fotógrafo.

Após Wright contratá-lo, Guerrero trabalhou sem supervisão e se encontrou com Wright para discutir quais fotos o arquiteto gostou e quais seriam descartadas. O descarte de uma fotografia incluiria a destruição de seu negativo, assim, alguns dos primeiros trabalhos de Guerrero foram perdidos. As ideias de Wright sobre fotografia eram tão fortes quanto suas ideias sobre arquitetura. Ele instruiu Guerrero a evitar fotografar de cima ou de baixo de sua linha natural de visão e a remover todo e qualquer elemento que Wright considerava "não autorizado". Nesse aspecto, Wright era um renegado. Ele não pensava em reorganizar ou mesmo selecionar a mobília do cliente se esta entrava em conflito com sua estética "orgânica".

Pedro E. Guerrero em seu estúdio. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives
Pedro E. Guerrero em seu estúdio. Imagem © 2014 Pedro E. Guerrero Archives

Leia a continuação na Curbed.

Sobre este autor
Stacia Friedman
Autor
Cita: Stacia Friedman. "Como o acaso ajudou Pedro E. Guerrero a se tornar o fotógrafo favorito de Frank Lloyd Wright" [How Serendipity Helped Make 22-Year-Old Pedro E Guerrero FLW’s Favorite Photographer] 12 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758884/como-o-acaso-ajudou-pedro-e-guerrero-a-se-tornar-o-fotografo-favorito-de-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.