Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - VigaClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 3 de 38Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Escada, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - JanelaClássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Mais Imagens+ 33

Este artigo foi originalmente publicado em 17 de dezembro de 2014. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.


O edifício é sustentado por quatorze pórticos em concreto armado aparente posicionados a dez metros de distância entre si e formados por uma viga superior, dois pilares principais inclinados ao exterior e dois pilares menores inclinados ao interior que formam um V com os primeiros. Os pilares em V tem comprimento total de oito metros e meio. Em seção transversal, os pórticos apresentam um formato trapezoidal.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 6 de 38
© Centro de Documentação e Pesquisa do MAM

Forma em planta um retângulo de cento e quarenta metros de extensão por vinte e oito metros e trinta centímetros de vão. Não há pilares no centro do edifício. Os pórticos possibilitam que o vão seja completamente livre de apoios internos. Os braços internos dos pilares em V sustentam o primeiro pavimento. A viga superior é responsável pelo apoio da cobertura e, a partir dela, os tirantes de cabos de aço estruturam os mezaninos.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 28 de 38
© Flickr JPBrazil

 Uma escada curva em concreto aparente é destaque em meio à planta livre do pavilhão. Seu diâmetro mede nove metros e sessenta centímetros.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Escada, Viga
© Centro de Documentação e Pesquisa do MAM

 A flexibilidade dos recintos é também assegurada verticalmente através da descontinuidade das lajes de cobertura, gerando três pés-direitos diferentes: oito metros, seis metros e quarenta centímetros, e três metros e sessenta centímetros. Essas alturas são variáveis para que o edifício possa abrigar obras de arte de tamanhos diversos.

Implantação
Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Viga
© Centro de Documentação e Pesquisa do MAM

 Os dois edifícios anexos ao pavilhão de exposição separam-se dele através de dois jardins diferentes. O primeiro é composto por dois retângulos que conformam um L. Nele estão o bar e o restaurante. O segundo possui contorno irregular e abriga o teatro. 

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Escada, Corrimão
© André Turazzi (CC BY-NC-SA). Via Arquigrafia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Infante Dom Henrique, 85 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy" 26 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758700/classicos-da-arquitetura-museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro-affonso-eduardo-reidy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.