![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 1 de 38](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c5f3/e58e/cef0/ed00/0063/newsletter/Centro_de_Documenta%C3%A7%C3%A3o_e_Pesquisa_do_MAM_1.jpg?1417922027)
Este artigo foi originalmente publicado em 17 de dezembro de 2014. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.
O edifício é sustentado por quatorze pórticos em concreto armado aparente posicionados a dez metros de distância entre si e formados por uma viga superior, dois pilares principais inclinados ao exterior e dois pilares menores inclinados ao interior que formam um V com os primeiros. Os pilares em V tem comprimento total de oito metros e meio. Em seção transversal, os pórticos apresentam um formato trapezoidal.
![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 6 de 38](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c73d/e58e/cef0/ed00/0069/medium_jpg/Centro_de_Documenta%C3%A7%C3%A3o_e_Pesquisa_do_MAM_16.jpg?1417922359)
Forma em planta um retângulo de cento e quarenta metros de extensão por vinte e oito metros e trinta centímetros de vão. Não há pilares no centro do edifício. Os pórticos possibilitam que o vão seja completamente livre de apoios internos. Os braços internos dos pilares em V sustentam o primeiro pavimento. A viga superior é responsável pelo apoio da cobertura e, a partir dela, os tirantes de cabos de aço estruturam os mezaninos.
![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Imagem 28 de 38](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c582/e58e/ce0c/b300/0052/newsletter/Flick_User_JPBrazil.jpg?1417921917)
Uma escada curva em concreto aparente é destaque em meio à planta livre do pavilhão. Seu diâmetro mede nove metros e sessenta centímetros.
![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Escada, Viga](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c663/e58e/cec7/9500/0088/newsletter/Centro_de_Documenta%C3%A7%C3%A3o_e_Pesquisa_do_MAM_7.jpg?1417922141)
A flexibilidade dos recintos é também assegurada verticalmente através da descontinuidade das lajes de cobertura, gerando três pés-direitos diferentes: oito metros, seis metros e quarenta centímetros, e três metros e sessenta centímetros. Essas alturas são variáveis para que o edifício possa abrigar obras de arte de tamanhos diversos.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c826/e58e/cef0/ed00/0070/newsletter/00_Implanta%C3%A7%C3%A3o.jpg?1417922593)
![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Viga](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c6fb/e58e/cec7/9500/008b/newsletter/Centro_de_Documenta%C3%A7%C3%A3o_e_Pesquisa_do_MAM_15.jpg?1417922293)
Os dois edifícios anexos ao pavilhão de exposição separam-se dele através de dois jardins diferentes. O primeiro é composto por dois retângulos que conformam um L. Nele estão o bar e o restaurante. O segundo possui contorno irregular e abriga o teatro.
![Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy - Escada, Corrimão](https://images.adsttc.com/media/images/5483/c550/e58e/cec7/9500/0086/medium_jpg/Andr%C3%A9_Turazzi_(CC_BY-NC-SA)._Via_Arquigrafia.jpg?1417921865)
- Ano: 1952