O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. Brasil
  5. Lina Bo Bardi
  6. 1987
  7. Clássicos da Arquitetura: Ladeira da Misericórdia / Lina Bo Bardi

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Clássicos da Arquitetura: Ladeira da Misericórdia / Lina Bo Bardi

  • 05:00 - 6 Dezembro, 2014
  • por Camila Dias
Clássicos da Arquitetura: Ladeira da Misericórdia / Lina Bo Bardi
Clássicos da Arquitetura: Ladeira da Misericórdia / Lina Bo Bardi, via Architecture Paste Book
via Architecture Paste Book

Por Camila Dias

O edifício é constituído por um conjunto de cilindros em argamassa armada que abrigam um restaurante. O terreno no qual está implantado é um polígono irregular muito próximo a um triângulo retângulo com catetos medindo dezoito metros e quarenta centímetros, e quatorze metros e setenta centímetros, e hipotenusa de vinte e três metros e cinqüenta e cinco centímetros.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O volume principal é definido por uma casca com diâmetro de nove metros. Está posicionado no terreno tangente aos limites que constituem seu vértice extremo, de tal modo que se insere ligeiramente afastado do baricentro do terreno triangular. Nele estão inscritos outros dois cilindros com um ponto de tangência comum entre as três circunferências geratrizes.

© Via Architecture Paste Book
© Via Architecture Paste Book

O primeiro cilindro inscrito, de diâmetro igual a cinco metros, é dado internamente por uma massa elevada do piso aproximadamente um terço da altura do volume principal. Configura o palco. É interrompido pela casca do segundo cilindro que eleva-se metade da altura do anterior. Configura uma floreira e comporta a grande figueira existente. Externamente, a cobertura do palco é definida por uma casca elevada que parte da laje de cobertura do volume principal e avança um terço de sua altura. Configura uma segunda floreira. É interrompida por um vazio circular definido pela projeção do segundo cilindro, por onde a figueira atinge o exterior. Sua cobertura é dada por lona plástica translúcida.

© Pinterest Alessandro Tosini
© Pinterest Alessandro Tosini

Adjacente ao lado externo do cilindro principal e também tangente aos lados que constituem o vértice extremo do terreno há outro cilindro. Possui diâmetro igual a quatro metros e está alinhado em altura ao cilindro maior. Nele estão alojados os serviços do restaurante. Tangente a estes cilindros e ao lado que determine o limite de fundos do terreno há outro cilindro de diâmetro igual a dois metros, que define o volume fechado de uma escada helicoidal, comunicando este ao nível inferior de serviços,  porção enterrada do cilindro, e possibilitando acesso ao exterior através de um corredor e uma porta aberta no muro de arrimo. Comunicando o nível principal aos terraços de cobertura dos cilindros, há uma segunda escada helicoidal, aberta, também tangente aos dois cilindros, porém voltada ao lado do triângulo que define sua frente.

© Pinterest Alessandro Tosini
© Pinterest Alessandro Tosini

O acesso principal ao restaurante se dá por uma escadaria que inicia paralela a lateral de uma casa remanescente adjacente a esta porção do terreno. Apresenta uma inflexão na metade do seu percurso ascendente, tornando-se paralela ao muro de contenção que faz limite com a rua, até atingir o recinto do cilindro maior, o salão de mesas do restaurante.

Contendo a escadaria e atingindo a casa vizinha perpendicularmente a fachada lateral, há dois contrafortes de argamassa armada que contribuem na estrutura do casario. Na fachada lateral oposta os contrafortes tem continuidade por sobre a segunda casa até atingir a próxima. O limite superior do plano do contraforte é escalonado e abriga floreiras. A largura dos trechos que o compõem é modulada em faixas múltiplos de nove centímetros e meio: dezenove centímetros, vinte e oito centímetros e meio, e trinta e oito centímetros.

© Ana Carolina Bierrenbach
© Ana Carolina Bierrenbach

Todas as superfícies verticais, externas e internas, possuem textura vertical dada pelas fôrmas da argamassa armada. As aberturas dos volumes cilíndricos principal e de serviço tem formas amebóides. Internamente é possível fechá-las com painéis duplos treliçados articulados em madeira.

* Este ensaio foi desenvolvido para o Workshop ArchDaily Brasil, ministrado por Igor Fracalossi no Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

© Camila Dias
© Camila Dias

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Lina Bo Bardi
Escritório
Cita: Camila Dias. "Clássicos da Arquitetura: Ladeira da Misericórdia / Lina Bo Bardi" 06 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758645/classicos-da-arquitetura-ladeira-da-misericordia-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários