Conselho Municipal de Paris rejeita a Triangle Tower de Herzog & de Meuron

Ampliando o debate sobre se Paris deve preservar seu skyline do século XIX ou "abraçar a inovação", os membros do conselho municipal rejeitaram a controversa "Triangle Tower" de 180 metros de altura projetada pelo escritório Herzog & de Meuron. Apesar da votação acirrada - 83 votos contra e 78 favoráveis ao projeto - a disputa continua; a prefeita Anne Hidalgo declarou que o veto é inválido e espera que uma nova rodada de votação decida a favor da torre. Todavia, em uma cidade que teme perder seu "tecido urbano existente para os arranha-céus", parece improvável que o projeto seja construído.

Quando apresentada pela primeira vez ao público há mais de três anos, o então prefeito Bertrand Delanoe planejava acabar com a lei de gabarito máximo de 37 metros em algumas partes da capital francesa para dar lugar à estrutura de 42 pavimentos, descrita por Jacques Herzog como sendo "mais uma topografia de uma cidade vertical" que uma torre. Sua forma triangular foi concebida para "diminuir o sombreamento no entorno", próximo ao principal centro de exposições de Paris em Port de Versailles, no limite sul da cidade.

© Herzog & de Meuron

Se construída, a torre de escritórios teria quase a metade da altura da Torre Eiffel (301 metros). No entanto, os críticos argumentam que o projeto "desfiguraria" o skyline da cidade assim como o fizera a criticada torre de Montparnasse.

Via Le Monde, Salon e BBC.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Conselho Municipal de Paris rejeita a Triangle Tower de Herzog & de Meuron" [Paris' City Council Rejects Herzog & de Meuron's 180-Meter "Triangle Tower"] 03 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758379/conselho-municipal-de-paris-rejeita-a-triangle-tower-de-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.