MAD Architects divulga projeto para o Lucas Museum em Chicago

O escritório MAD Architects, responsável pelo projeto do Lucas Museum of Narrative Arts, divulgou seus planos de construir uma escultural "montanha" branca que se ergue do terreno para para ser coroada com uma estrutura metálica. Projetada como um elemento da paisagem que pode ser acessada de todos os lados, mas com a entrada principal localizada numa praça pública que parece "flutuar", acessada através de uma série de rampas e degraus, o edifício se organiza em torno de um hall central e espaços para eventos, com quatro pavimentos de galeria, quatro teatros e, na cobertura do edifício, um mirante e um restaurante revestido de vidro. Numa "montanha" menor, anexada ao edifício principal, estão as funções educacionais, com salas de aula, auditórios e uma biblioteca.

De Chicago, o diretor de MAD Architects Ma Yansong explicou à equipe do ArchDaily como ele queria que o projeto fosse "futurístico mas ao mesmo tempo natural," conectando-se com a paisagem e o terreno da orla.

Saiba mais do projeto de Ma Yansong a seguir.

Cortesia de Lucas Museum of Narrative Arts

"Quando os visitantes entram no edifício, chegam no nível do domo e se deparam com este enorme espaço com luz natural vindo de cima", disse Ma Yansong, descrevendo a experiência do projeto. "Este espaço é um hall para o museu, mas também um espaço para exposições temporárias e outros eventos, é um espaço multifuncional," acrescenta descrevendo o espaço central abobadado como uma "sala de estar" dentro da cidade para uso dos cidadãos.

Yansong descreve a experiência externa do edifício como "sem emendas", já que as paredes opacas da construção - concebidas para proteger as exposições da luz externa - se mesclam com os espaços verdes do entorno e os anfiteatros. Essa paisagem também terá contribuições do Studio Gang, que foi selecionado pelo Lucas Museum para projetar uma ponte conectando o terreno do museu com a pequena Ilha Notherly, uma área transformada em um parque ecológico urbano.

O MAD Architects foi selecionado para projetar o Lucas Museum em julho, após os planos do museu de construir o edifício muito mais conservador na região de Presidio, em San Francisco, terem sido negados. Perguntados o que influenciou as mudanças táticas no projeto do Lucas Museum, indo de encontro à mudança de cidade, Angelo Garcia, presidente de Skywalker Properties, contou ao ArchDaily: "George [Lucas] e eu nos aproximamos do conselho de diretoria de Presidio com a ideia de fazer um concurso exatamente como fizemos aqui, e ter um edifício icônico moderno. O problema era que São Francisco estava saindo de uma experiência não muito positiva com o museu Fisher, então nos disseram que se iríamos avançar, deveríamos procurar uma arquitetura adequada a Presidio, ou mais tradicional à área em torno a Presidio.

"Nós sempre esperamos e sempre tivemos em mente a ideia de ter um concurso como este, com alguns dos arquitetos mais jovens e mais futuristas nos oferecendo um edifício do século XXI."

Cortesia de Lucas Museum of Narrative Arts

Em julho, o MAD Architects foi selecionado "por sua abordagem inovadora de projeto e pela filosofia do escritório que preza pela conexão entre os espaços urbanos e paisagens naturais", e eles certamente nos deram o que prometeram. O conceito do projeto de "construir como paisagem" (com Ma Yansong consistentemente referindo-se à estrutura como uma montanha) contém alguns traços do conceito de Shanshui City apresentados na Bienal de Veneza, um projeto onde a forma dos edifícios faz referência a paisagens da pintura tradicional chinesa.

"Acredito que a ideia de natureza é um desafio universal para a arquitetura de hoje em dia," diz Yansong. "Especialmente para Chicago, a cidade possui uma história arquitetônica muito rica, então se vê muita arquitetura modernista de qualidade, e agora acredito que nós queremos continuar esse legado. Essa nova arquitetura tem de anunciar o futuro, para que a cultura arquitetônica se torne mais futurista."

No Lucas Museum, o MAD Architects certamente tinha o cliente certo para desenvolver sua nova arquitetura." Acho que ele [George Lucas] é uma pessoa muito futurista," diz Yansong. "O futurismo não é apenas na aparência, mas também em como você pode atrair jovens e despertar curiosidade nas pessoas para que elas queiram descobrir não só o espaço mas também o conteúdo do que estão exibindo no museu."

"A cidade de Chicago sempre teve um forte legado na arquitetura, " acrescentou Mike Toolis, presidente e CEO da firma que assina pelo projeto, VOA. "Aqui em nossa cidade, nós glorificamos a arquitetura e a reconhecemos tão bem como qualquer cidade no mundo, e gostamos de pensar que o projeto importa. Então, por essa perspectiva, nossa aspiração para o edifício é que ele representará um novo olhar e a nova onda do futuro, e acredito que Ma realizou um belo trabalho em propor uma arquitetura que é representativa daquilo que o futuro pode trazer."

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "MAD Architects divulga projeto para o Lucas Museum em Chicago" [MAD Architects Unveils Mountainous Design for Lucas Museum in Chicago] 18 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Gabriel Pedrotti) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756710/mad-architects-revelam-projeto-monstruoso-para-museu-lucas-em-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.