Vídeo: Kutsuplus, o serviço "on demand" de transporte público de Hensinki

O sistema de transporte público de Helsinki inaugurou em 2013 um novo serviço chamado Kutsuplus, em que os cidadãos podem chamar um mini ônibus através do seu celular e dividi-lo com outros passageiros que vão a destinos próximos.

Embora algumas pessoas possam pensar que o uso deste tipo de serviço coloca os meios de mobilidade sustentáveis em segundo plano, os benefícios seguem, contudo, essa mesma linha. O uso do Kutsuplus ajuda a diminuir o número de automóveis em circulação nas ruas e contribui para que o sistema de transporte da cidade seja intermodal, um dos eixos centrais do plano de mobilidade de Helsinki para 2025.

O principal objetivo é que até 2025 os cidadãos não tenham mais razões para adquirir um automóvel, pois contarão com um sistema de transporte intermodal eficiente, ou seja, com diversos meios de transporte que funcionam como um sistema único.

Além disso, segundo os usuários do sistema, é possível economizar dinheiro com esse tipo de deslocamento, se comparado com um automóvel - economia notável nos gastos com gasolina e estacionamentos. Utilizando os mini ônibus, os passageiros também não perdem tempo procurando estacionamento e a cada deslocamento entram em contato com novas pessoas.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Vídeo: Kutsuplus, o serviço "on demand" de transporte público de Hensinki" 07 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756700/video-kutsuplus-o-servico-on-demand-de-transporte-publico-de-hensinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.