O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetura e Água: Explorando propostas radicais para potencializar as vias aquáticas urbanas

Arquitetura e Água: Explorando propostas radicais para potencializar as vias aquáticas urbanas

Arquitetura e Água: Explorando propostas radicais para potencializar as vias aquáticas urbanas

Na primeira parte de sua nova série de micro-documentários sobre arquitetura e água, Ellis Woodman e uma equipe do Architectural Review (AR) colaboraram com arquitetos, empreendedores, urbanistas e pensadores para examinar as conexões latentes entre a infraestrutura aquática e nosso ambiente construído. Através de um passeio de barco por Londres, discutindo diversas ideias radicais que podem oferecer possibilidades de liberar o potencial do rio ao longo do caminho, o filme discute como podemos começar a moldar a relação da cidade contemporânea com suas vias aquáticas. Poderiam "parques flutuantes, casas anfíbios, praças públicas alagáveis, zonas úmidas ou novos canais fomentar relações mais significativas entre os cidadãos e as águas da cidade?"

A mudança climática apresenta uma necessidade urgente de repensar nossos rios e, em caso afirmativo, que desafios e oportunidades as vias aquáticas urbanas oferecem para isso? Ao passo que as cidades se tornam cada vez mais densas e a escassez de habitação atinge as populações urbanas mais pobres, poderiam as vias aquáticas se tornar mais que rotas de transporte e belas paisagens e impulsionar valores de propriedade? Ainda mais importante, como a potente e cambiante relação entre arquitetura e água afeta a cidade a a sociedade como um todo?

Ellis Woodman nos canais. Cortesia de The Architectural Review
Ellis Woodman nos canais. Cortesia de The Architectural Review
Cortesia de The Architectural Review
Cortesia de The Architectural Review

Este é o primeiro de uma série de três filmes que exploram a relação entre arquitetura e água que o AR compartilhará com o ArchDaily nas próximas semanas. A segunda parte, intitulada "Gentrification Machine", explorará se a água é uma força que liberará uma cidade cada vez mais inacessível, ou se ela será o combustível de uma tendência de gentrificação e deslocamento. O episódio final, intitulado "Water Park", questionará se um rio pode ou não se tornar mais que uma mera rota de transporte e uma bela paisagem. "Através da recreação, interação e ideias radicais como parques flutuantes, casas anfíbios e novas zonas úmidas, poderiam os rios se tornar uma parte viva da cidade?"

O AR também receberá uma série de debates na Old Royal Naval College de Londres. Saiba mais aqui.

Cita: Taylor-Foster, James. "Arquitetura e Água: Explorando propostas radicais para potencializar as vias aquáticas urbanas" [Architecture & Water: Exploring Radical Ideas To Unlock The Potential of Urban Waterways] 04 Nov 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756571/arquitetura-e-agua-explorando-propostas-radicais-para-potencializar-as-vias-aquaticas-nas-cidades> ISSN 0719-8906