Em foco: Paulo Mendes da Rocha

"O arquiteto tem que navegar a um tempo só, enquanto pessoa que pensa, no universo da arte, ciência e técnica." (AD Brasil Entrevista)

Hoje celebramos o aniversário de 91 anos do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 1928, muda-se jovem para São Paulo, onde titula-se pela FAU-Mackenzie, em 1954. Em poucos anos de atuação consegue consolidar um conjunto de obras, sobretudo residenciais, de grande qualidade, onde prevalece a materialidade do concreto aparente. Sua carreira sempre esteve vinculada ao ensino da arquitetura. Foi professor de projeto da FAU-USP de 1961 a 1999.

Referência da arquitetura moderna e contemporânea, durante seus estudos na Universidade Mackenzie de São Paulo, Paulo Mendes formou, juntamente com outros colegas, um grupo interessados na arquitetura moderna, o que acabou influenciando, anos mais tarde, seu primeiro grande projeto: o Ginásio do Clube Atlético Paulistano.

Ginásio do Clube Atlético Paulistano, 1961. © Cortesía de Relae Design

Entre 1961 e 1969, foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sendo cassado pelo governo militar por sua postura sobre o papel social que devem ter os arquitetos. Curiosamente, nesse mesmo ano, Paulo Mendes da Rocha ganha o concurso para o Pavilhão do Brasil na Expo’70 em Osaka, em equipe com Jorge Caron, Júlio Katinsky e Ruy Ohtake. Em 1980 retorna como professor de Projeto Arquitetônico na mesma Faculdade, onde permanece até 1999, ano em que se aposenta.

Em 2001, recebe o II Prêmio Mies van der Rohe de arquitetura latino-americana pelo seu projeto da Pinacoteca de São Paulo, em que intervém em um importante edifício neoclássico. Em 2006, recebe o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra. Dez anos mais tarde, em 2016, é reconhecido com mais dois prêmios do mais alto nível da arquitetura mundial: o Leão de Ouro da Bienal de Veneza e o Prêmio Imperial do Japão. Em 2017 é laureado com a RIBA Gold Medal.

Sede Social do Jóquei Clube de Goiás, 1962. © José Arthur D'Aló Frota

"A todo o espaço deve-se atribuir um valor, uma dimensão pública. Não há o espaço privado. O único espaço privado que pode-se imaginar é a mente humana. Se você é um poeta, a primeira ideia que tem sobre um poema é publicá-lo." (Trecho da entrevista com Paulo Mendes da Rocha, logo após apresentar uma conferência no Clube Financeiro sobre o conceito de "cidade contemporânea", 26 de maio de 2004).

Celebramos seu aniversário revisitando seus Clássicos da Arquitetura, e também suas obras mais recentes:

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo / Paulo Mendes da Rocha + Eduardo Colonelli + Weliton Ricoy Torres. Imagem © Nelson Kon

Nova Galeria Leme

Nova Galeria Leme, 2012. © Leonardo Finotti

Cais das Artes

Cais das Artes. © Cortesía de METRO

Museu dos Coches

Museu dos Coches / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos + Bak Gordon Arquitectos, 2015. © Fernando Guerra | FG+SG

Sesc 24 de Maio

Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Imagem © Nelson Kon

Reveja também a entrevista que realizamos com o arquiteto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Em foco: Paulo Mendes da Rocha" 25 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756174/em-foco-paulo-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.