Infográfico interativo acompanha o crescimento das megacidades

Com mais de 7 bilhões de pessoas habitando o planeta, o maior crescimento populacional no último século aconteceu nas áreas urbanas. Agora, uma nova série de mapas interativos intitulados "The Age of Megacities" e desenvolvidos pela companhia de software ESRI permite-nos visualizar esses dramáticos efeitos e ver como o crescimento moldou a geografia de 10 das 28 maiores cidades do mundo. Definidas como áreas de desenvolvimento urbano contínuo com mais de 10 milhões de pessoas, o número de megacidades no mundo tende a aumentar; e enquanto Tóquio ainda lidera a lista das maiores megacidades , outras gigantes da Ásia estão se aproximando rapidamente.

Lagos, Nigéria em 1900. Imagem via http://storymaps.esri.com/stories/2014/growth-of-cities/

Talvez não surpreendentemente, a maior parte do crescimento urbano acontecerá nos países em desenvolvimento. Lagos, na Nigéria, está incluída no mapa interativo, e apesar de ser a maior cidade da África, "dois a cada três de seus habitantes vive em favelas, carecem de acesso à água potável, coleta de lixo, eletricidade e vias pavimentadas." Segundo estimativas das Nações Unidas, Lagos crescerá a ponto de se tornar a terceira maior cidade do mundo até 2015.

Lagos, Nigéria hoje. Imagem via http://storymaps.esri.com/stories/2014/growth-of-cities/

É impressionante ver como muitas dessas megacidades testemunharam sua maior expansão nos últimos cinquenta anos. Embora muitas delas tenham surgido como pequenos assentamentos agrupados, elas passaram por processos de espraiamento urbano e se expandiram para fora, em vez de aumentar sua densidade. Explora o mapa interativo e saiba mais sobre o desenvolvimento urbano das 10 maiores megacidades aqui.

Sobre este autor
Cita: Rawn, Evan. "Infográfico interativo acompanha o crescimento das megacidades" [Interactive Infographic Tracks the Growth of the World's Megacities] 25 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756027/infografico-interativo-acmpanha-o-crescimento-das-megacidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.