Labirinto de garrafas plásticas: Intervenção busca conscientizar as pessoas sobre a reciclagem

Mais de 6.000 garrafas de plástico foram utilizadas pelo coletivo espanhol luzinterruptus para construir um labirinto que tinha como objetivo evidenciar a grande quantidade de plástico consumida diariamente e que poderia ser reutilizada.

A instalação foi realizada como parte da celebração do Festival de Arte Urbana de Katowice, na Polônia, país onde a legislação estabelece como obrigatória a reciclagem.

Mais informações e imagens a seguir.

Labirinto de garrafas plásticas: Intervenção busca conscientizar as pessoas sobre a reciclagem - Mais Imagens+ 22

A grande maioria das garrafas utilizadas no labirinto foram doadas por uma empresa que as fabrica e é responsável pelo engarrafamento de diversos produtos, e foram doadas justamente por não cumprir com os padrões de qualidade para serem comercializadas.

© Gustavo Sanabria, via luzinterruptus

O restante das garrafas foram doadas por cidadãos, que ajudaram a montar a estrutura plástica durante os quatro dias de montagem da instalação. Esse processo de montagem consistiu na amarração da estrutura metálica que dá suporte às sacolas plásticas onde foram colocadas as garrafas.

As garrafas, por sua vez, contam lâmpadas de LED autônomas que tornam possível a visitação da estrutura à noite – e não apenas durante o dia - atingindo, assim, um público ainda mais amplo.

© Gustavo Sanabria, via luzinterruptus

Após duas semanas com o labirinto em exposição frente à escultura do Soldado Polonês, o coletivo concluiu que “nesta cidade se bebe água engarrafada em quantidades alarmantes”.

Quando a estrutura de 7 x 5 metros e 3,40 de altura foi desmontada, todas as garrafas e sacolas plásticas foram recicladas, cumprindo, assim, com as leis de reciclagem polonesas.

© Gustavo Sanabria, via luzinterruptus

Veja, no vídeo a seguir, um percurso pelo labirinto.

Via Plataforma Urbana. Tradução Gabriel Pedrotti, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Labirinto de garrafas plásticas: Intervenção busca conscientizar as pessoas sobre a reciclagem" 25 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756026/labirinto-de-garrafas-plasticas-intervencao-busca-conscientizar-as-pessoas-sobre-a-reciclagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.