Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris

Os escritórios Miralles Tagliabue EMBT e bordas+peiro foram eleitos vencedores de um concurso de duas fases - organizado pela Société du Grand Paris - para projetar a futura estação de Metrô Clichy - Montfermeil em Paris, França.

Além da estação, o projeto também inclui o planejamento da nova praça pública que deverá se tornar um polo estratégico do renovado bairro de Clichy-sous-Bois, cenários dos protestos que eclodiram em 2005 na capital francesa. "Queremos transformar esse lugar cinza e abandonado em uma praça vibrante e colorida, que inspire alegria e otimismo", comentaram os arquitetos do projeto vencedor.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

O ambicioso projeto Grand Paris Express consiste em um anel (Linha 15) ao redor de Paris, três linhas (16, 17 e 18) que conectarão novos bairros da cidade e uma série de extensões nas linhas já existentes. Nesse contexto, a Société du Grand Paris organizou um concurso de arquitetura para projetar e construir as estações do projeto: Elizabeth de Portzamparc (AECDP) foi selecionada para a estação Bourget RER e Miralles Tagliabue EMBT e bordas+peiro para a estação Clichy-Montfermeil. No final do mês será divulgado o vencedor responsável pela estação Saint-Denis Pleyel.

A proposta de Miralles Tagliabue, desenvolvida em parceria com o escritório francês bordas+peiro, faz parte do projeto de transformação para a área metropolitana de Paris, concebido para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, reduzir as desigualdades regionais e construir uma cidade sustentável.

"A ideia era dar nova identidade a este lugar, voltando-se para as origens de muitos dos habitantes. Queremos transformar esse lugar cinza e abandonado em uma praça vibrante e colorida, que inspire alegria e otimismo. Assim, baseamos os detalhes das calçadas, as formas e cores dos telhados nos tecidos e motivos decorativos africanos", descreve o memorial oficial.

Até 2030 o projeto Grand Paris Express incorporará 2 milhões de passageiros diários à rede de metrô, somando 205 quilômetros de vias e 72 novas estações, conectando-se a três aeroportos e à rede de trens de alta velocidade da França (TGV).

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris" [Miralles Tagliabue EMBT gana concurso para diseñar estación de Metro en París] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755123/miralles-tagliabue-embt-vence-concurso-para-projetar-uma-estacao-de-metro-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.