O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris

Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris

Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris
Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris, Projeto Gran Paris Express. Cortesia de EMBT
Projeto Gran Paris Express. Cortesia de EMBT

Os escritórios Miralles Tagliabue EMBT e bordas+peiro foram eleitos vencedores de um concurso de duas fases - organizado pela Société du Grand Paris - para projetar a futura estação de Metrô Clichy - Montfermeil em Paris, França.

Além da estação, o projeto também inclui o planejamento da nova praça pública que deverá se tornar um polo estratégico do renovado bairro de Clichy-sous-Bois, cenários dos protestos que eclodiram em 2005 na capital francesa. "Queremos transformar esse lugar cinza e abandonado em uma praça vibrante e colorida, que inspire alegria e otimismo", comentaram os arquitetos do projeto vencedor.

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

O ambicioso projeto Grand Paris Express consiste em um anel (Linha 15) ao redor de Paris, três linhas (16, 17 e 18) que conectarão novos bairros da cidade e uma série de extensões nas linhas já existentes. Nesse contexto, a Société du Grand Paris organizou um concurso de arquitetura para projetar e construir as estações do projeto: Elizabeth de Portzamparc (AECDP) foi selecionada para a estação Bourget RER e Miralles Tagliabue EMBT e bordas+peiro para a estação Clichy-Montfermeil. No final do mês será divulgado o vencedor responsável pela estação Saint-Denis Pleyel.

A proposta de Miralles Tagliabue, desenvolvida em parceria com o escritório francês bordas+peiro, faz parte do projeto de transformação para a área metropolitana de Paris, concebido para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, reduzir as desigualdades regionais e construir uma cidade sustentável.

"A ideia era dar nova identidade a este lugar, voltando-se para as origens de muitos dos habitantes. Queremos transformar esse lugar cinza e abandonado em uma praça vibrante e colorida, que inspire alegria e otimismo. Assim, baseamos os detalhes das calçadas, as formas e cores dos telhados nos tecidos e motivos decorativos africanos", descreve o memorial oficial.

Até 2030 o projeto Grand Paris Express incorporará 2 milhões de passageiros diários à rede de metrô, somando 205 quilômetros de vias e 72 novas estações, conectando-se a três aeroportos e à rede de trens de alta velocidade da França (TGV).

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para projetar uma estação de metrô em Paris" [Miralles Tagliabue EMBT gana concurso para diseñar estación de Metro en París] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755123/miralles-tagliabue-embt-vence-concurso-para-projetar-uma-estacao-de-metro-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.