O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. OfficeUS propõe museu flutuante para o concurso Guggenheim Helsinki

OfficeUS propõe museu flutuante para o concurso Guggenheim Helsinki

OfficeUS propõe museu flutuante para o concurso Guggenheim Helsinki
OfficeUS propõe museu flutuante para o concurso Guggenheim Helsinki, Cortesia de © OfficeUS via cruises.officeus.org
Cortesia de © OfficeUS via cruises.officeus.org

Quando visitar as galerias do Guggenheim Helsinki, talvez você precise de coletes salva-vidas. Este projeto desenvolvido para o concurso Guggenheim Helsinki propõe um museu flutuante que viaja de São Petersburgo a Tallinn e, finalmente, Helsinki. Concebido como um projeto hipotético, a equipe do OfficeUS aprofundou a noção de transitoriedade no novo mundo do "turismo arquitetônico". A descrição diz: "O museu desenvolve uma infraestrutura completamente nova, oferecendo os benefícios fiscais estratégicos de armazenamento de obras de arte em trânsito, ao mesmo tempo que elabora exposições com algumas das mais importantes obras de arte e design modernos." As exposições incluem (hipoteticamente) obras de Olafur Elliasson, Yves Klein e Thomas Demand.

O projeto é apresentado como um híbrido de espaço de exposição artística e armazenamento de alta segurança. Segundo o OfficeUS, um museu cruzeiro ofereceria uma ampla gama de vantagens para os grandes investidores de arte: "segurança e sigilo, pouco controle, a possibilidade dos proprietários terem seus nomes protegidos e uma série de benefícios fiscais. Essas vantagens são possíveis pois mercadorias localizadas em meios de transporte são tecnicamente consideradas 'em trânsito'."

Os cruzeiros deverão levar cerca de treze horas para se deslocar de Helsinki a São Petersburgo, o mesmo desta para Tallinn, e três horas entre Tallinn e a capital finlandesa. A proposta busca desconstruir a necessidade de um museu em local fixo, questionando a validade do tão comentado Efeito Guggenheim. Com arquitetos frequentemente se intrometendo no mundo náutico, a pergunta permanece: poderia o Guggenheim propor um museu de arte moderna no Mar Báltico sem afundar? Saiba mais sobre a proposta para os Guggenheim Cruises aqui.

Sobre este autor
Finn MacLeod
Autor
Cita: MacLeod, Finn. "OfficeUS propõe museu flutuante para o concurso Guggenheim Helsinki" [OfficeUS Propose Floating Museum for Guggenheim Helsinki Competition] 25 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627668/officeus-propoe-museu-flutuante-para-o-concurso-guggenheim-helsinki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.