O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Aula com Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli na Pinacoteca de São Paulo

Aula com Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli na Pinacoteca de São Paulo

Aula com Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli na Pinacoteca de São Paulo

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco o vídeo da aula inaugural do Curso Livre Arquitetura Paulistana, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, que contou com a presença de ninguém menos que Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, autores do projeto de intervenção no edifício histórico.

Essa primeira aula marca também o início de uma série de vídeos de palestras, debates, aulas e mesas redondas organizadas e registradas pela Escola da Cidade - reunidas no Baú da Escola - que publicaremos periodicamente em nossa página.

O conceito principal do Curso Livre Arquitetura Paulistana é que uma obra de arquitetura só é entendida integralmente quando visitada e vivenciada. Essas visitas ocorrem com a presença dos autores dos projeto, na companhia do arquiteto e organizador Marco Artigas com o apoio da Escola da Cidade, e têm como enfoque a arquitetura contemporânea da cidade de São Paulo.

O curso, que já está no seu terceiro módulo, é livre e pretende aproximar a discussão arquitetônica da população em geral, não somente dos estudantes ou profissionais da área. A aula inaugural mostra um discurso claro e inédito sobre essa obra paulistana icônica.

Na fala dos criadores, o conceito de intervenção em um edifício histórico, sua localização privilegiada e a sua importância política para a requalificação do centro da cidade nos mostram as razões pela qual a Pinacoteca foi escolhida como abre-alas do curso e porque foi reconhecida mundialmente com o Prêmio Mies Van der Rohe em 2000.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Aula com Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli na Pinacoteca de São Paulo" 20 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627463/aula-com-paulo-mendes-da-rocha-e-eduardo-colonelli-na-pinacoteca-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906