O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Plano Diretor
  4. Portugal
  5. ARX
  6. 2004
  7. 11 moradias em Murtal / ARX Portugal

11 moradias em Murtal / ARX Portugal

11 moradias em Murtal / ARX Portugal
11 moradias em Murtal / ARX Portugal, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 33

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Poder projectar casas dos dois lados de uma rua não é frequente. Trata-se realmente de desenhar a rua, o seu ambiente, carácter, ritmo, textura, cor, etc.
É um trabalho a duas escalas em simultâneo, uma da cidade e outra mais pequena, doméstica, individual.
Este dupla condição está sempre presente, apesar do espaçamento público estar previamente definido na largura dos passeios, do asfalto ou do estacionamento.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

São neste caso onze habitações em banda.  Cinco têm frente para a rua de baixo, sensivelmente plana e as outras seis em duas bandas paralelas de 3, frente a frente, sobem a rua de razoável pendente que corta a eixo o conjunto.

Apesar da sua boa localização, em que dá para ir a pé à praia de S.Pedro do Estoril,  o loteamento é pouco generoso e condensa as casas em 4 grupos de pequenas unidades de três pisos. Esta condição induz a uma relativamente grande compartimentação dos espaços internos e estrutura a vida da casa em torno da escada. São habitações compactas e encostadas.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

As casas de baixo têm lotes estreitos e pouco profundos, enquanto que as que dão para a rampa têm terrenos um pouco mais fundos, de comprimento variável, e que possibilitam a introdução de um pequeno pátio no interior.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Foi-nos pedido pelo cliente que tipificássemos a obra, para se conseguir construir por partes, se poder gerir melhor todo o processo de construção e procurar a possível economia. Não havia ainda cliente final, eram casas para vender.
Procurou-se então optimizar um modelo, repetitivo, mas variável, flexível com as circunstâncias de topos, remates e súbitas faltas de terreno.

Corte
Corte

Aceitando, por um lado, essa compartimentação, desenvolveu-se uma casa tipo composta por dois corpos  em oposição, um preto e um branco, como se cada casa resultasse da compressão de duas ainda mais pequenas. 
Intensificou-se o ritmo da rua, duplicou-se a unidade e reduziu-se a escala. Cada casa vem à rua receber as pessoas num braço-tubo à escala humana.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Por outro lado, do ponto de vista do espaço, inverteu-se a pequena escala exterior, rasgando já para lá do meio da casa, um duplo pé-direito sobre a sala.  Nas casas com pátio o interior e o exterior destes espaços excepcionais misturam-se, dissolvem-se na escada, numa inesperada verticalidade luminosa  e percorrível.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
ARX
Escritório
Cita: "11 moradias em Murtal / ARX Portugal" [11 Houses in Murtal / ARX] 15 Set 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627256/11-moradias-em-murtal-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.