O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Esposa de Niemeyer conclui novo número da revista “Nosso Caminho”, editada pelo arquiteto

Esposa de Niemeyer conclui novo número da revista “Nosso Caminho”, editada pelo arquiteto

Esposa de Niemeyer conclui novo número da revista “Nosso Caminho”, editada pelo arquiteto
Esposa de Niemeyer conclui novo número da revista “Nosso Caminho”, editada pelo arquiteto, Cortesia de CAU/PA
Cortesia de CAU/PA

A saudade postergou por um tempo, mas não impediu a realização de um desejo de Oscar Niemeyer: o lançamento da 13ª edição da revista Nosso Caminho, sobre arquitetura, arte e cultura, editada por ele e por sua esposa, a jornalista Vera Lúcia.

“Foi uma perda muito grande, como se tivessem tirado um pedaço de mim. Aproveitei o momento em que me senti mais forte e decidi lançar”, contou Vera em evento no escritório, que foi, praticamente, a segunda casa de Niemeyer e está totalmente preservado pela família, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

“A revista, que é mais um livro, estava pronta quando Oscar faleceu. Ele mesmo diagramou e tudo o que selecionou está aqui. A única diferença é um caderno que fiz em sua homenagem, com crônicas”, explicou. Vera planeja, duas vezes por ano, editar novos exemplares. “Tenho no arquivo muitos textos dele, projetos. A revista era seu sonho”, reiterou.

© Kadu Niemeyer
© Kadu Niemeyer

Os netos Ana Elisa Niemeyer e Kadu Niemeyer ressaltaram a importância de manter vivo o legado do mestre modernista. “Ele sempre foi meu companheiro. A memória dele estará para sempre presente no meu dia a dia. E o lançamento da revista é uma continuação da sua obra, temos que mantê-la viva”, assegurou o fotógrafo Kadu.

Também arquiteto, Paulo Sérgio Niemeyer destacou o vazio de trabalhar sem a presença do bisavô. “Pelo fato de ter vivido e trabalhado tanto tempo com ele, desenhar sem estar na sua presença me deixa um pouco angustiado”, contou Paulo, feliz em ver a revista. “Era um projeto pelo qual tinha grande carinho e a sua publicação é uma forma de levar à frente seus ideais”, completou.

Via CAU/PA

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Esposa de Niemeyer conclui novo número da revista “Nosso Caminho”, editada pelo arquiteto" 09 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627072/esposa-de-niemeyer-conclui-novo-numero-da-revista-nosso-caminho-editada-pelo-arquiteto> ISSN 0719-8906