O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Ciclistas Urbanos": Um projeto fotográfico que expõe a diversidade entre os adeptos do ciclismo nas cidades

"Ciclistas Urbanos": Um projeto fotográfico que expõe a diversidade entre os adeptos do ciclismo nas cidades

"Ciclistas Urbanos": Um projeto fotográfico que expõe a diversidade entre os adeptos do ciclismo nas cidades
"Ciclistas Urbanos": Um projeto fotográfico que expõe a diversidade entre os adeptos do ciclismo nas cidades, © José Miguel Llano
© José Miguel Llano

"O uso da bicicleta como meio de transporte no âmbito urbano transcende a origem, idade e condição social das pessoas que a utilizam." Assim pensa o fotógrafo e ciclistas espanhol, José Miguel Llano, que há 27 anos se dedica a documentar as diversas formas de ciclismo, seja turístico, nas montanhas ou em centros urbanos.

Seu mais recente trabalho, "Ciclistas Urbanos", é um projeto que nasceu com o objetivo de reivindicar o uso da bicicleta como meio de transporte diário que, em sua opinião, é um estilo de vida. Através de uma coleção de 200 retratos de ciclistas, esse fotógrafo busca documentar uma face da sociedade do início do século XXI.

Conheça seu projeto a seguir.

© José Miguel Llano © José Miguel Llano © José Miguel Llano © José Miguel Llano + 16

"Gostaria de fazer um retrato seu com sua bicicleta."

© José Miguel Llano
© José Miguel Llano

Com essa frase o fotógrafo aborda os ciclistas que encontra em seu caminho - até o momento apenas em cidades espanholas - e pede que posem com suas bicicletas, registrando, assim, a heterogeneidade entre os adeptos desse meio de transporte urbano. Segundo José Miguel, sua abordagem é sempre bem recebida pelos ciclistas.

Até o momento já foram feitas 200 imagens que deverão se transformar em um registro documental da sociedade do início do século XXI, registro que tende a valorizar à medida em que novas transformações culturais e sociais ocorrerem com o passar do tempo. 

A reivindicação da bicicleta nas cidades

© José Miguel Llano
© José Miguel Llano

Segundo José Miguel, a razão pela qual cada vez mais pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte é que esse veículo leve se mostrou uma alternativa aos congestionamentos de veículos, aos problemas ambientais e, no caso de alguns país (a Espanha inclusive), à crise econômica. 

Em outubro do ano passado o fotógrafo expôs 40 retratos na Plaza del Artium de Vitoria-Gasteiz, na Espanha, durante 12 dias, período em que também fotografou os ciclistas que passavam pelo local. José Miguel espera levar essa iniciativa a outros países, continuando a documentar a diversidade entre os ciclistas urbanos de outras partes do mundo.

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Ver a galeria completa

Cita: Constanza Martínez Gaete. ""Ciclistas Urbanos": Um projeto fotográfico que expõe a diversidade entre os adeptos do ciclismo nas cidades" 30 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626171/ciclistas-urbanos-um-projeto-fotografico-que-expoe-a-diversidade-entre-os-adeptos-do-ciclismo-nas-cidades> ISSN 0719-8906