O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vídeo: Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha / Pedro Kok

Vídeo: Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha / Pedro Kok

Vídeo: Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha / Pedro Kok

O fotógrafo de arquitetura Pedro Kok compartilhou conosco um vídeo em que registra a construção do edifício Cais das Artes, na cidade de Vitória, projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com METRO Arquitetos.

Produzido para a exposição Paulo Mendes da Rocha – Tecnica e immaginazione, organizada por La Triennale di Milano, o vídeo expõe através de enquadramentos impecáveis o trabalho de construção desse enorme complexo cultural na capital do Espirito Santo.

A primeira série de planos, logo no início do vídeo, contextualiza a obra no ambiente urbano de Vitória: o mar, mesmo que pontuado por embarcações e cortado pela ponte Rodovia do Sol, oferece um contraponto natural à cidade e estabelece o cenário onde se insere o complexo. Horizontal, sólido, essa primeira série de planos faz parecer singelo o edifício de generosas dimensões.

Aproximando-se da edificação e adentrando-a, percebe-se, enfim, sua real dimensão urbana. Os planos seguintes, de dentro da construção, tem um caráter bastante plástico e, em alguns casos, mesmo metalinguístico: ao apontar os belos enquadramentos da paisagem concebidos pelos arquitetos, Kok, por sua vez, também cria enquadramentos que, pelo alto contraste entre a paisagem e espaço interno – escuro devido a intencional subexposição -, contrapõem a materialidade do edifício com o ambiente urbano e natural que o cerca.

Acesse a página de Pedro Kok para conhecer outros de seus trabalhos.

Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha, Vitória, Brasil, 2014. Pedro Kok (BR). 3'34". Produzido para a exposição "Paulo Mendes da Rocha – Tecnica e immaginazione", organizada por La Triennale di Milano (Palazzo dell'Arte, 6 de maio – 31 de agosto 2014).

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: Cais das Artes de Paulo Mendes da Rocha / Pedro Kok" 27 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626065/video-cais-das-artes-de-paulo-mendes-da-rocha-pedro-kok> ISSN 0719-8906