Projeto Helicoide: o resgate da grande utopia inacabada do movimento moderno venezuelano

Apesar de não ter sido concluído, "El Helicoide" de Caracas é uma das relíquias mais expressivas do movimento moderno venezuelano. Com 73.000m², o projeto - de Jorge Romero Gutiérrez, Pedro Neuberger e Dirk Bornhorst - remodela a colina conhecida como "Roca Tarpeya" através de um edifício em dupla espiral - concebido para abrigar 320 estabelecimentos comerciais, um hotel 5 estrelas, escritórios, um parque infantil, um estúdio de televisão e um espaço para apresentações musicais e convenções - coroado por uma grande cúpula geodésica projetada por Buckminster Fuller.

Hoje, o Projeto Helicoide busca resgatar seu valor arquitetônico, sua história e sua memória urbana através de uma série de exposições, publicações e atividades pedagógicas. Mais detalhes sobra essa iniciativa, a seguir.

Maqueta. Image © Proyecto Helicoide

Com uma escala nunca antes vista em Caracas e uma série de rampas ascendentes e descendentes que levariam os visitantes a qualquer local do centro comercial, o projeto estava destinado ao sucesso; contou com a colaboração de Burle Marx, foi divulgado como um triunfo do projeto modernista no MoMA, Salvador Dalí se ofereceu para decorar seus espaços internos, e foi declarado como "uma das criações mais requintadas surgidas da mente de um arquiteto" pelo poeta chileno Pablo Neruda.

© Proyecto Helicoide

No entanto, problemas econômicos detiveram o projeto antes que fosse concluído. Durante décadas foi utilizado por ocupantes ilegais e hoje funciona como sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN), o que não lhe rendeu uma reputação muito boa, já que parte do edifício é usado como centro de detenção. 

© Proyecto Helicoide

É justamente isso que o Projeto Helicoide pretende mudar. Criado e dirigido pela historiadora cultural Celeste Olalquiaga (em colaboração com um grupo de historiadores, arquitetos, artistas e museólogos), a iniciativa busca documentar e apresentar a história do projeto como um arquivo público; uma série de exposições, discussões, visitas guiadas e um livro de ensaios sobre o edifício.

© Ricardo Rodríguez Boades

Há algumas semanas o projeto lançou uma campanha de financiamento coletivo que, infelizmente, não atingiu o montante necessário, porém, acreditamos que sua divulgação pode gerar uma rede de apoio que o impulsione a atingir suas metas.

Para mais informações acesse o site oficial do Projeto Helicoide ou sua página no Facebook.

Referência: Hyperallergic

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Projeto Helicoide: o resgate da grande utopia inacabada do movimento moderno venezuelano " [Proyecto Helicoide: Al rescate de la gran utopía inconclusa del movimiento moderno venezolano] 27 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624604/projeto-helicoide-o-resgate-da-grande-utopia-inacabada-do-movimento-moderno-venezuelano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.