Intervenção "Translaciones", por Proyecto Colectivo

Proyecto Colectivo, uma plataforma criativa de arquitetura e arte contemporânea, compartilhou conosco a intervenção Translaciones, seu último trabalho em que transformam e se apropriam dos espaços da Cidade Universitária de Caracas.

O trabalho foi uma performance participativa em homenagem a Aula Magna - uma das cinco salas com a melhor acústica do mundo na década de 80 -, o grande legado de Carlos Raúl Villanueva e sua "síntese das artes", e Alexander Calder, engenheiro e artista norte americano que projetou os Platillos Voladores o Nubes Flotantes localizados no interior da sala.

Continue lendo e veja mais imagens da intervenção a seguir.

Intervenção Translaciones, por Proyecto Colectivo - Mais Imagens+ 15

Descrição do autor.
A "síntese das artes" é um dos grandes legados de Carlos Raúl Villanueava ao cruzamento da arte e da arquitetura na Venezuela. Na Aula Magna da Cidade Universitária de Caracas esta premissa alcançou sua máxima através do vínculo insolúvel que a intervenção de Alexander Calder estabelece sobre o espaço projetado por Villanueva. Estas relações transcendem a forma e cumprem a função de painéis acústicos, painéis que reverberam sons que se prendem à memória tanto como o espaço e a cor.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Como parte da comemoração dos 114 anos de Villanueva e a partir do interesse em ativar e ressignificar os espaços da Universidade Central da Venezuela, surge Translaciones, um projeto de arte contemporânea baseado na ação e intervenção do campus da Cidade Universitária de Caracas que propõe entender a "síntese" a partir de uma dimensão sensorial  e um modelo participativo. É um intercâmbio aberto, onde os processos são as ações que constituem a obra. Aqui, o espaço e o espectador são um conteúdo tão insolúvel como transformador.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Traslaciones é uma intervenção sobre estes espaços sessenta anos depois, feita com a simplicidade e o respeito necessários para um diálogo com espaço. Foi uma obra breve, produzida em meio a um contexto social, político e econômico completo. Situação muito diferente ao tempo histórico de sua criação. A icônica Cidade Universitária de Caracas vive de grandes obras cuja construção não cabe ao momento atual. Em meio a uma crise acentuada, Translaciones surge a partir dos mínimos recursos, valendo-se unicamente de um efeito: o movimento das pessoas que se revela na fotografia. Esta nova obra tenta dar vida à Aula Magna, habitando suas nuvens, espalhando-as pelo campus até chegar à Plaza del Rectorado. Ainda que estes "discos voadores" ocupem apenas o ambiente interno, Villanueva havia pensado na intervenção de Calder para o exterior, ocupando a Plaza Cubierta."

Cortesia de Proyecto Colectivo

A proposta, uma obra do Proyecto Colectivo em conjunto com a Universidade Central da Venezuela, é o cruzamento das ideias de artistas cuja prática vem de disciplinas distintas: Maria Egea, das artes cênicas, e Miguel Braceli, da arquitetura. A curadoria esteve a cargo de Gerardo Zavarce e a execução das obras nas mãos dos estudantes da FAU UCV.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Como muitas outras investigações contemporâneas, o efeito é o produto, e aqui isso ocorre em dois sentidos. Por um lado está a experiência que do expectador ao fazer parte de um passeio que permite habitar as formas que vemos, ouvimos ou transitamos, rompendo os protocolos desses espaços. Por outro lado, as pessoas são o pigmento para construir uma nova paisagem. É uma obra que explora o valor plástico da velocidade, criando formas que só existem na fotografia.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Traslaciones busca construir volumes sem matéria, fazer do transitório um estado permanente, criar espaços que vivem através de imagens. Isto não é outra coisa se não uma estratégia para enfrentar a ausência, uma intervenção de grande escala que faz do mínimo todo seu conteúdo.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Mesmo após ter desaparecido, continua sendo parte da Cidade Universitária, mais efêmera do que as mosaicos caídos, fluida como seus espaços, dissolvida na arquitetura. Uma obra moderna, com a fugacidade característica da aceleração atual. A liquidez esclarecida por Zygmunt Bauman sobre a arte que nasce para morrer, ou formas de vida de obras que são processos.

Cortesia de Proyecto Colectivo

Plataforma: Proyecto Colectivo
Autores: Miguel Braceli y María Egea
Curador convidado: Gerardo Zavarce
Fotografias: Yuri Liscano, Julio Mesa, Tiago Loureiro, Melina Fernández, Félix Vásquez, Nelson Pinto, Kathiana Cardona, Beatriz Hellmundo, Saúl Yuncoxar, Miguel Braceli
Produção: Josymar Rodríguez / María Gabriela Córdova

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Intervenção "Translaciones", por Proyecto Colectivo" [Intervención Urbana: Traslaciones, figuras que se dibujan en el tiempo, con el cuerpo y sus desplazamientos] 26 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624578/intervencao-translaciones-por-proyecto-colectivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.