O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde

Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde

Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde

Imagine se não houvesse mais que um ou dois pavimentos em todos os edifícios e monumentos de Paris. Perceberíamos a diferença? A dupla de viajantes Claire e Max, fundadores do estúdio Menilmonde, produziu este belo vídeo mostrado acima onde experimentam uma realidade em que Paris não ultrapassa o segundo andar.

Para produzir o efeito desejado, como se os edifícios tivessem de fato sido construídos com um ou dois pavimentos, foi necessário registrar os monumentos em dois planos distintos: o primeiro frontal, mostrando o que vemos no vídeo; e o segundo com a câmera orientada para o céu, enquadrando apenas o topo dos monumentos.

A seguir o segundo plano foi posicionado exatamente sobre o corte do primeiro, resultando em edifícios e monumentos mais baixos, porém com suas coberturas e coroamentos reais. O vídeo também brinca com os detalhes dos edifícios e monumentos, suprimindo ou modificando esses pequenos elementos que compõem a cidade de Paris no imaginário coletivo.

Processo de colagem - Gare du Nord, Paris. Cortesia de Menilmonde
Processo de colagem - Gare du Nord, Paris. Cortesia de Menilmonde

O exaustivo trabalho de montagem e posterior estilização dos pavimentos ocultos – mostrados como que desenhados à mão – colocam a cidade real na posição de imaginária - uma ilusão, como sugere o título do vídeo – e, despretensiosamente, levantam a pergunta: a ausência dos detalhes e demais pavimentos alterariam a atmosfera das ruas de Paris? – ou, em outras palavras, sentiríamos falta daquilo que o vídeo oculta?

Menilmonde

Formado por Claire e Max, o Menilmonde reúne os trabalhos audiovisuais e fotográficos da dupla, que desde 2008 viaja mensalmente para alguma parte do mundo com o objetivo de criar, no menor tempo possível, um vídeo “artístico”, um making-of e uma série fotográfica de cada lugar visitado.

Esses registros dos mais diversos ambientes urbanos, naturais, insólitos, cotidianos e extraordinários podem ser vistos na página do Menilmonde.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde" 22 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624329/video-paris-archillusion-por-menilmonde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.