Bienal de Veneza 2014: Ricardo Bofill Taller de Arquitectura em "Time, Space, Existence"

Ricardo Bofill Taller de Arquitectura (RBTA) está atualmente participando da Bienal de Veneza na seção de eventos paralelos. Sua exposição permanecerá aberta ao público até 23 de novembro e faz parte de Time, Space, Existence, evento que acontece no Palazzo Bembo e que convocou um grupo heterogêneo de arquitetos de 40 nacionalidades a apresentar suas ideias, processos e aspirações.

Dos arquitetos. A exposição apresenta um narrativa arquitetônica baseada em La Fábrica, sede do estúdio RBTA construída a partir de uma antiga fábrica de cimento em Barcelona. A exposição busca busca ampliar o espaço do ateliê para além de sua existência física na Espanha, levando em consideração a forma como este pode existir também em outros lugares, neste caso, em Veneza. Em torno das similaridades entre o passado, presente e futuro de Barcelona e Veneza, a exposição procura reimaginar La Fábrica com sede em Veneza e como ponto de partida de um processo de pensamento coletivo / individual que transcende os limites físicos e mentais. 

Bienal de Veneza 2014: Ricardo Bofill Taller de Arquitectura em Time, Space, Existence - Mais Imagens

Os visitantes poderão acessar a exposição através e uma antessala, reinterpretação de uma tradicional residência veneziana. Em seu interior, uma sequência de imagens narra a transformação física de La Fábrica - de uma fábrica de cimento contaminada a um ateliê de projeto e residência. Os visitantes são atraídos por um som que os leva até uma rotunda cuja envoltória está coberta por imagens que interpretam os princípios e processo de projeto do RBTA. Através de cartografias tridimensionais e sons, o visitante imerge numa experiência sensorial abstrata que narra o processo de projeto do RBTA ao longo dos últimos 50 anos, apontando sempre em direção ao futuro. 

Cortesia de Ricardo Bofill Taller de Arquitectura (RBTA)
Cortesia de Ricardo Bofill Taller de Arquitectura (RBTA)

Ricardo Bofill, Diretor do RBTA, acredita que La Fábrica, desde antes de sua concepção como uma fábrica de cimento, há 150 anos, estava estreitamente relacionada com seu futuro que a converteria, um século mais tarde, num escritório de arquitetura. Bofill explica: "A criação e posterior narração desta viagem detalha uma noção sequencial de tempo construída pelo pensamento humano e social. A exposição mostrará como a narrativa reflete a diversidade da arquitetura, não apenas através de sua diferenciação estilística, mas também através de sua história original e influências do presente e do futuro."

Cortesia de Ricardo Bofill Taller de Arquitectura (RBTA)
Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Bienal de Veneza 2014: Ricardo Bofill Taller de Arquitectura em "Time, Space, Existence"" [Bienal de Venecia 2014: Ricardo Bofill Taller de Arquitectura en Time, Space, Existence] 20 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624220/bienal-de-veneza-2014-ricardo-bofill-taller-de-arquitectura-em-time-space-existence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.