Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos

O escritório Herreros Arquitectos compartilhou conosco um de seus mais recentes projetos de uso misto para Casablanca, Marrocos. Resultado de uma série de variáveis urbanas, espaciais, formais e de sustentabilidade, o projeto - que inclui habitações, comércios e um espaço desportivo - se caracteriza por apresentar uma fachada permeável que responde diretamente às variáveis climáticas e gera espaços abertos ligados a cada unidade habitacional; essa fachada representa um padrão decorativo tradicional reinterpretado em traços geométricos contemporâneos. O projeto venceu um concurso internacional promovido pela prefeitura de Casablanca e foi apresentado no pavilhão do Marrocos na Bienal de Veneza 2014.

Mais imagens e a descrição do projeto, a seguir.

Cortesia de Herreros Arquitectos

Dos arquitetos. As opções volumétricas oferecidas pela legislação convidam o arquiteto a brincar com a silhueta das edificações de uso misto, mesclando o caráter urbano das plantas - que definem o perímetro das quadras - com as diferentes alturas do volume.

Os conceitos de "cidade baixa", "cidade média" e "cidade alta" oferecem grande potencial volumétrico para o projeto, proporcionando quebras que geram terraços e recuos,  aumentam a qualidade de vida das habitações e ajudam a implementar um conjunto contemporâneo de "Inmuebles Villa".

Cortesia de Herreros Arquitectos

A organização descrita pretende ser um aprofundamento consciente no planejamento prototípico dos "riads", em que uma muralha permeável envolve os jardins, ocultando-os mas permitindo visões transversais que conectam cada unidade à cidade e a estes  espaços íntimos e exuberantes, apresentando seus argumentos mais interessantes ao relacionar os pátios, as coberturas, as ruas e os próprios jardins, transformando as massas edificadas em paisagem urbana de grande força tectônica. 

Diagrama

Assim, a volumetria é a resultante de um conjunto de equações que envolvem a presença no espaço público, as perspectivas próximas e distantes, a orientação e, especialmente, o aproveitamento da incidência solar. A diversidade do programa promove a riqueza pretendida pelo projeto: unidades de diversos tipos  e tamanhos próximas ao nível da rua, unidas em blocos e com grandes terraços, complementadas com os comércios locais, uma piscina e um ginásio disponível para os moradores da região.

Diagrama

A fachada permeável, capaz de lidar com as variáveis climáticas e gerar espaços abertos associados a cada habitação, porém integrados no grande volume principal, se converte no elemento capaz de atribuir ao conjunto um personalidade própria. 

Sistema de Fachadas. Image Courtesy of Herreros Arquitectos

O fechamento em muxarabi - representando um padrão decorativo tradicional reinterpretado em traços geométricos contemporâneos - alterna diferentes níveis de permeabilidade e integra elementos naturais buscando um jogo de cheios e vazios aparentemente aleatório, de clara reminiscência local e carregado de intenções climáticas. Estes recursos estéticos permitirão que os edifícios ofereçam, nas belas noites de Casablanca, uma imagem distinta, enigmática e colorida, expressão de uma comunidade de moradores felizes por habitar este lugar.

  • Arquitetos

  • Localização

    Casablanca, Morrocos
  • Arquiteto responsável

    Víctor Lacima
  • Equipe de projeto

    Gonzalo Rivas, Abraham Piñate, Raúl García
  • Cliente

    Groupe Walili d’investissement
  • Ano do Projeto

    2012
  • Fotografias

    Cortesia de Herreros Arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Tomás, José. "Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos" [Propuesta de 260 unidades de vivienda por Herreros Arquitectos para Casablanca, Marruecos] 16 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624042/proposta-para-260-unidades-habitacionais-em-casablanca-marrocos-por-herreros-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.