O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos

Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos

Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos
Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos, Cortesia de Herreros Arquitectos
Cortesia de Herreros Arquitectos

O escritório Herreros Arquitectos compartilhou conosco um de seus mais recentes projetos de uso misto para Casablanca, Marrocos. Resultado de uma série de variáveis urbanas, espaciais, formais e de sustentabilidade, o projeto - que inclui habitações, comércios e um espaço desportivo - se caracteriza por apresentar uma fachada permeável que responde diretamente às variáveis climáticas e gera espaços abertos ligados a cada unidade habitacional; essa fachada representa um padrão decorativo tradicional reinterpretado em traços geométricos contemporâneos. O projeto venceu um concurso internacional promovido pela prefeitura de Casablanca e foi apresentado no pavilhão do Marrocos na Bienal de Veneza 2014.

Mais imagens e a descrição do projeto, a seguir.

Cortesia de Herreros Arquitectos
Cortesia de Herreros Arquitectos

Dos arquitetos. As opções volumétricas oferecidas pela legislação convidam o arquiteto a brincar com a silhueta das edificações de uso misto, mesclando o caráter urbano das plantas - que definem o perímetro das quadras - com as diferentes alturas do volume.

Os conceitos de "cidade baixa", "cidade média" e "cidade alta" oferecem grande potencial volumétrico para o projeto, proporcionando quebras que geram terraços e recuos,  aumentam a qualidade de vida das habitações e ajudam a implementar um conjunto contemporâneo de "Inmuebles Villa".

Cortesia de Herreros Arquitectos
Cortesia de Herreros Arquitectos

A organização descrita pretende ser um aprofundamento consciente no planejamento prototípico dos "riads", em que uma muralha permeável envolve os jardins, ocultando-os mas permitindo visões transversais que conectam cada unidade à cidade e a estes  espaços íntimos e exuberantes, apresentando seus argumentos mais interessantes ao relacionar os pátios, as coberturas, as ruas e os próprios jardins, transformando as massas edificadas em paisagem urbana de grande força tectônica. 

Diagrama
Diagrama

Assim, a volumetria é a resultante de um conjunto de equações que envolvem a presença no espaço público, as perspectivas próximas e distantes, a orientação e, especialmente, o aproveitamento da incidência solar. A diversidade do programa promove a riqueza pretendida pelo projeto: unidades de diversos tipos  e tamanhos próximas ao nível da rua, unidas em blocos e com grandes terraços, complementadas com os comércios locais, uma piscina e um ginásio disponível para os moradores da região.

Diagrama
Diagrama

A fachada permeável, capaz de lidar com as variáveis climáticas e gerar espaços abertos associados a cada habitação, porém integrados no grande volume principal, se converte no elemento capaz de atribuir ao conjunto um personalidade própria. 

Sistema de Fachadas. Image Courtesy of Herreros Arquitectos
Sistema de Fachadas. Image Courtesy of Herreros Arquitectos

O fechamento em muxarabi - representando um padrão decorativo tradicional reinterpretado em traços geométricos contemporâneos - alterna diferentes níveis de permeabilidade e integra elementos naturais buscando um jogo de cheios e vazios aparentemente aleatório, de clara reminiscência local e carregado de intenções climáticas. Estes recursos estéticos permitirão que os edifícios ofereçam, nas belas noites de Casablanca, uma imagem distinta, enigmática e colorida, expressão de uma comunidade de moradores felizes por habitar este lugar.

  • Arquitetos

  • Localização

    Casablanca, Morrocos
  • Arquiteto responsável

    Víctor Lacima
  • Equipe de projeto

    Gonzalo Rivas, Abraham Piñate, Raúl García
  • Cliente

    Groupe Walili d’investissement
  • Ano do Projeto

    2012

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Herreros Arquitectos
Escritório
Cita: Tomás, José. "Proposta para 260 unidades habitacionais em Casablanca, Marrocos, por Herreros Arquitectos" [Propuesta de 260 unidades de vivienda por Herreros Arquitectos para Casablanca, Marruecos] 16 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624042/proposta-para-260-unidades-habitacionais-em-casablanca-marrocos-por-herreros-arquitectos> ISSN 0719-8906